Os aposentados do INSS podem receber uma boa notícia em breve: o Governo Federal estuda antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto. A medida já foi adotada em anos anteriores e, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, há grandes chances de que aconteça novamente em 2025.
pagamento do 13º salário em ABRIL. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O pagamento do 13º salário, que tradicionalmente ocorre no segundo semestre, pode ser antecipado para abril e maio, ou então para maio e junho, dependendo da decisão final do governo. Segundo matéria do InfoMoney, o presidente Lula precisa apenas assinar um decreto oficializando a antecipação.
Quando o 13º salário do INSS será pago?
Se a antecipação for confirmada, os pagamentos ocorrerão em uma das seguintes datas:
Opção 1 (abril e maio)
- Primeira parcela: entre 24 de abril e 8 de maio;
- Segunda parcela: entre 26 de maio e 6 de junho.
Opção 2 (maio e junho)
- Primeira parcela: entre 26 de maio e 6 de junho;
- Segunda parcela: entre 24 de junho e 7 de julho.
O calendário seguirá a ordem de pagamentos tradicionais do INSS, que leva em consideração o último número do benefício.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta comunicado importante do INSS sobre o 13º salário dos aposentados.
Governo não terá gasto extra com antecipação
Apesar da antecipação, o governo não terá despesas adicionais, pois o 13º salário dos aposentados do INSS já estava previsto no orçamento. A única diferença é que os valores, que normalmente são pagos no fim do ano, serão liberados antes para ajudar os beneficiários a equilibrar suas finanças.
Essa seria a sexta vez consecutiva que o governo antecipa o 13º do INSS. A medida já ocorreu nos últimos anos como uma forma de estimular a economia e aliviar a situação financeira dos segurados.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
- Aposentados do INSS;
- Pensionistas;
- Segurados que recebem auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
- Beneficiários de auxílio-reclusão.
Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao 13º salário, já que esse benefício segue regras diferentes.