A restituição do Imposto de Renda para 120.039 contribuintes será liberada hoje (31/03), e aqueles que aguardam o valor já podem consultar se foram contemplados. A Receita Federal disponibilizou, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de março de 2025.

para 120.039 brasileiros; procure seu nome. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Segundo o InfoMoney, o montante total a ser pago neste lote da restituição do Imposto de Renda chega a R$ 253,8 milhões, contemplando tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários. O crédito será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração ou via PIX, caso essa opção tenha sido escolhida.
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda neste lote?
Entre os beneficiados, R$ 168,8 milhões serão destinados a grupos com prioridade legal, incluindo:
- Idosos acima de 80 anos (3.163 contribuintes);
- Contribuintes entre 60 e 79 anos (16.215 contribuintes);
- Pessoas com deficiência física, mental ou com moléstia grave (2.405 contribuintes);
- Profissionais do magistério (4.013 contribuintes).
Além disso, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via PIX também receberam prioridade, totalizando 75.790 contribuintes. Outros 18.453 contribuintes não prioritários também foram contemplados.
É benefíciario do INSS? A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, alerta que o informe de rendimento do Instituto já está disponível para declaração do Imposto de Renda.
Como consultar se você foi contemplado?
Para verificar se a restituição do Imposto de Renda está disponível, os contribuintes devem acessar o portal da Receita Federal e seguir o caminho:
Acessar o “Meu Imposto de Renda” e depois a área “Consultar a Restituição“. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal disponível para smartphones e tablets.
Prazo para resgatar a restituição
Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte precisará solicitar o pagamento pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.