31/03: Greve nacional de trabalhadores paraliza serviço importante

Os brasileiros precisam se organizar nesta segunda (31/03) e na terça-feira (01/04): os entregadores de aplicativo anunciaram uma greve nacional nos dois dias mencionados. O objetivo é reivindicar melhores condições de trabalho e um reajuste na remuneração. 

31/03: Greve nacional de trabalhadores paraliza serviço importante
Imagem: FDR

 

Segundo a Folha de S.Paulo, as principais demandas dos trabalhadores são:

Além disso, os organizadores da paralisação também denunciam práticas antissindicais. Eles afirmam que estão recebendo incentivos financeiros para não realizar a mobilização. Em todo o país, acredita-se que tenham 1,8 milhões de entregadores e mototaxistas. 

Entenda a greve nacional dos entregadores de aplicativo 

A regulamentação de motoristas de aplicativo deve ser julgada neste ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O projeto foi enviado ao Congresso em fevereiro de 2024 e prevê alíquota de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 7,5% sobre parte dos rendimentos, remuneração mínima com base no salário mínimo e direito à sindicalização.

 O tema está em debate no STF. 

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre o Ifood, confira.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile