Restituição BLOQUEADA? Contribuintes se assustam com informe da Receita Federal

SALESóPOLIS, SP — Os contribuintes que estão dando início ao envio da sua declaração do IRPF 2025 (Imposto de Renda Pessoa Física) precisam se preocupar com mais um assunto: a restituição. É que qualquer erro pode comprometer o pagamento do benefício que começa em maio. 

restituição
Restituição BLOQUEADA? Contribuintes se assustam com informe da Receita Federal
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

São cinco lotes de pagamento regular da restituição do Imposto de Renda, de maio a setembro. No entanto, se houver erro na declaração o valor fica bloqueado até a correção, podendo ser pago depois deste calendário e sem data oficial. 

Como saber por que a restituição do IRPF não caiu?

O bloqueio da restituição do IRPF é uma consequência quando erros na declaração do imposto. Neste caso, o contribuinte fica impedido de receber porque enviou informações erradas, com dígito errado, ou faltando dados, por exemplo. 

Para consultar se de fato há algum problema na declaração que resultou no bloqueio da restituição do IRPF, o contribuinte deve fazer a consulta pelo site da Receita Federal. 

  • Acesse o App ou site da Receita Federal;
  • Clique em “Consultar meu imposto de renda”;
  • Faça login pelo Gov.br;
  • Procure pela declaração do ano;
  • Se houver erros haverá uma sinalização com “pendências”;
  • Clique nesta opção e tenha detalhes com a justificativa da pendência. 

Motivos que podem bloquear a restituição do Imposto de Renda

Ao perceber que há algum erro de informações ou de dados, a Receita Federal bloqueia a restituição do Imposto de Renda como uma forma de alertar o contribuinte que existe alguma situação que precisa ser corrigida. 

Os motivos mais comuns que causam esse bloqueio são:

  • Dados bancários incorretos – impedindo o pagamento da restituição na conta certa;
  • Inconsistência na declaração – dados cadastrados de forma errada, com erro de digitação ou com valores que não batem com o que foram informados por outros contribuintes;
  • Dívidas com a Receita Federal – neste caso, a Receita debita a restituição para pagamento do débito. 

Para conseguir o desbloqueio pode ser preciso enviar uma outra declaração, chamada de declaração retificadora, onde os erros serão corrigidos. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com