A tecnologia é um grande aliado da população. No entanto, nem todos que utilizam as ferramentas possuem boas intenções. Por isso, os brasileiros precisam ficar de olho em dicas para evitar perder dinheiro com o uso de senhas “comuns” e “fáceis” em aplicativos bancários e até de redes sociais. Veja quais são os números que não devem ser incluídos em senhas para evitar ser hackeado!

Imagem: Reprodução
Segundo o jornal O Globo, um dos erros mais comuns que os usuários cometem é o uso de senhas fracas, o que pode colocar suas contas em risco de serem hackeadas.
Quais são os números que não devem ser utilizados em senhas?
Entre as práticas mais inseguras está o uso de dados pessoais como ano de nascimento, especialmente com as redes sociais e outras plataformas que permitem que as pessoas compartilhem esses dados publicamente.
A razão principal para evitar o uso de informações como o ano de nascimento em senhas é a facilidade com que os cibercriminosos podem obter esses dados.
O golpista pode tentar uma série de combinações, incluindo nomes, sobrenomes, datas de nascimento e outras informações pessoais, até encontrar a senha correta.
Danielle Gomes, colaboradora do FDR, comenta sobre golpes online, confira.
Veja dicas para proteger as suas contas online
-
Evite senhas simples e curtas.
-
O ideal é usar senhas com pelo menos 16 caracteres, incluindo uma mistura de letras maiusculas, letras minúsculas, números e símbolos especiais.
-
Ative a autenticação de dois fatores (2FA).
-
Mesmo que alguém descubra sua senha, será necessário também ter acesso a um segundo método de verificação, como um código enviado por SMS ou um aplicativo de autenticação, para conseguir acessar sua conta.
-
Nunca use datas de nascimento, nomes de familiares ou outras informações que possam ser facilmente descobertas por um hacker.
-
Uma alternativa eficiente é usar uma frase de senha, composta por várias palavras.
- Utilize um gerenciador de senhas.
- Gerenciadores de senhas ajudam a criar e armazenar senhas fortes e únicas para cada uma de suas contas online.
- Eles podem gerar senhas complexas e mantê-las seguras, para que você não precise lembrar de todas.
Outras informações estão disponíveis no FDR.