Com a proximidade do almoço de Páscoa, a busca por alternativas ao tradicional bacalhau ganha força, impulsionada pelo aumento nos preços do pescado importado. A boa notícia é que o mercado oferece opções saborosas e acessíveis, como a tilápia e outros peixes de água doce.

sem gastar muito com Bacalhau. (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
A tilápia, em especial, tem se destacado como uma excelente opção para o almoço de Páscoa. Além do preço mais em conta, o peixe oferece carne de qualidade e com poucas espinhas, o que agrada a toda a família. Outros peixes de água doce, como o surubim e o cascudo, também são boas alternativas para quem busca um almoço saboroso e econômico.
Bacalhau fica mais caro com alta do dólar
O preço do bacalhau disparou devido à valorização do dólar, já que o peixe é importado. Em algumas regiões, o aumento superou os 15% em comparação ao ano passado, tornando a compra mais difícil para muitas famílias.
Com essa realidade, consumidores estão optando por peixes nacionais, que oferecem qualidade a um custo mais acessível. Além da tilápia, outras espécies como tambaqui e surubim também têm conquistado espaço no mercado.
A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, explica porque produtos de Páscoa ficam 27% mais caros neste mês.
Dicas para um almoço de Páscoa econômico
- Tilápia: experimente a tilápia assada, grelhada ou empanada;
- Surubim: prepare um delicioso ensopado de surubim com legumes;
- Cascudo: o cascudo frito é uma ótima opção para petiscos;
- Salmão: prepare um salmão ao forno com ervas finas;
- Robalo: o robalo grelhado com legumes é uma refeição leve e saborosa;
- Bacalhau: se não abrir mão do bacalhau, procure opções com preços mais atrativos.