Cuidado com seu dinheiro e sua saúde! Peixe venenoso encontrado no Brasil é um PERIGO para comer

Nos últimos anos, a cultura asiática vem se popularizando no Brasil. No entanto, é preciso ficar de olho: a culinária, que muitas vezes é considerada exótica, pode ser considerada perigosa. Um peixe venenoso, que é considerado luxo no Japão, é extremamente comum no Brasil. Veja qual é o peixe e qual o risco pode apresentar para a sua saúde. 

Cuidado com seu dinheiro e sua saúde! Peixe venenoso encontrado no Brasil é um PERIGO para comer
Imagem: Getty Images

 

O peixe é o baiacu, comum na costa litoral de São Paulo. No Japão, é considerado uma iguaria e o prato pode custar até R$45 mil ienes (R$1,5 mil) em restaurantes sofisticados. Porém, no Brasil, o peixe não tem valor comercial. Isso porque o baiacu tem uma toxina, a tetrodotoxina, presente no organismo. Essa toxina pode causar até a morte. 

Mas segundo as informações do G1,  a espécie consumida pelos japoneses não é a mesma encontrada no litoral paulista, pois só existe no mar do Japão e da China. Apesar disso, a toxina é a mesma dos baiacus que são vistos e pescados por moradores de São Paulo.

Entenda o perigo do consumo do Baiacu no Brasil e a diferença para o consumo no Japão 

  • O baiacu é uma espécie comum em muitas regiões costeiras do Brasil.

  • O maior risco ao consumir baiacu no Brasil é a tetrodotoxina (TTX), que é altamente tóxica e está concentrada principalmente na pele, gônadas (ovários e testículos) e no fígado.

  • A toxina é letal se consumida em quantidades inadequadas e causa paralisia muscular que pode levar à falência respiratória e, consequentemente, à morte.

  • No Brasil, o baiacu não tem valor comercial devido à toxicidade e ao risco associado ao consumo. 

  • No Japão, a espécie de baiacu consumida é o Takifugu rubripes, conhecida como fugu.

  • A grande diferença entre as espécies consumidas no Japão e no Brasil é que a variedade japonesa, embora também contenha tetrodotoxina, é tratada com um processo rigoroso de preparação.

  • Os chefs especializados sabem exatamente onde e como cortar as partes tóxicas, garantindo que a carne consumida seja segura. Mesmo assim, o risco permanece, já que um erro no preparo pode ser fatal.

  • O consumo do baiacu é uma tradição  no Japão, enquanto no Brasil, o peixe é considerado perigoso e sua pesca é tratada com cautela, sem qualquer tradição de consumo.

Danielle Gomes, colaboradora do FDR, comenta sobre alimentos, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).