Nos últimos anos, a cultura asiática vem se popularizando no Brasil. No entanto, é preciso ficar de olho: a culinária, que muitas vezes é considerada exótica, pode ser considerada perigosa. Um peixe venenoso, que é considerado luxo no Japão, é extremamente comum no Brasil. Veja qual é o peixe e qual o risco pode apresentar para a sua saúde.

Imagem: Getty Images
O peixe é o baiacu, comum na costa litoral de São Paulo. No Japão, é considerado uma iguaria e o prato pode custar até R$45 mil ienes (R$1,5 mil) em restaurantes sofisticados. Porém, no Brasil, o peixe não tem valor comercial. Isso porque o baiacu tem uma toxina, a tetrodotoxina, presente no organismo. Essa toxina pode causar até a morte.
Mas segundo as informações do G1, a espécie consumida pelos japoneses não é a mesma encontrada no litoral paulista, pois só existe no mar do Japão e da China. Apesar disso, a toxina é a mesma dos baiacus que são vistos e pescados por moradores de São Paulo.
Entenda o perigo do consumo do Baiacu no Brasil e a diferença para o consumo no Japão
-
O baiacu é uma espécie comum em muitas regiões costeiras do Brasil.
-
O maior risco ao consumir baiacu no Brasil é a tetrodotoxina (TTX), que é altamente tóxica e está concentrada principalmente na pele, gônadas (ovários e testículos) e no fígado.
-
A toxina é letal se consumida em quantidades inadequadas e causa paralisia muscular que pode levar à falência respiratória e, consequentemente, à morte.
-
No Brasil, o baiacu não tem valor comercial devido à toxicidade e ao risco associado ao consumo.
-
No Japão, a espécie de baiacu consumida é o Takifugu rubripes, conhecida como fugu.
-
A grande diferença entre as espécies consumidas no Japão e no Brasil é que a variedade japonesa, embora também contenha tetrodotoxina, é tratada com um processo rigoroso de preparação.
-
Os chefs especializados sabem exatamente onde e como cortar as partes tóxicas, garantindo que a carne consumida seja segura. Mesmo assim, o risco permanece, já que um erro no preparo pode ser fatal.
-
O consumo do baiacu é uma tradição no Japão, enquanto no Brasil, o peixe é considerado perigoso e sua pesca é tratada com cautela, sem qualquer tradição de consumo.
Danielle Gomes, colaboradora do FDR, comenta sobre alimentos, confira.