Chegou ao FIM! Sinal de TV será desligado a partir de hoje (30/03) porém você pode ter direito a novo benefício já liberado

A partir de hoje (30/03), o sinal de TV Globo pelas antenas parabólicas antigas será desligado. Essa mudança faz parte de um processo de modernização do sistema de transmissão de TV no Brasil, que visa a liberação da faixa de frequência utilizada pelas parabólicas tradicionais para a implementação da tecnologia 5G.

Chegou ao FIM! Sinal de TV será desligado a partir de
hoje (30/03) porém você pode ter direito a
novo benefício já liberado. (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Assim, para garantir que a população continue tendo acesso ao sinal de TV aberta, o Governo Federal, em parceria com as operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo, está oferecendo a substituição gratuita das antenas parabólicas antigas por modelos digitais.

Quem tem direito ao benefício para sinal de TV?

Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, que inclui beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e Minha Casa, Minha Vida, têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital.

Precisa atualizar CadÚnico? A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica novidades do Cadastro. 

Como agendar a instalação?

O agendamento da instalação pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada para auxiliar na transição tecnológica.

Benefícios da nova tecnologia

A mudança para a parabólica digital traz diversas vantagens para os telespectadores, como:

  • Melhor qualidade de imagem e som: imagens mais nítidas e áudio de melhor qualidade;
  • Sinal mais estável: menos interrupções e falhas na transmissão;
  • Maior variedade de canais: acesso a uma grade de programação mais ampla, com mais de 140 canais disponíveis.

Prazo para solicitar a nova parabólica

O serviço de instalação gratuita da nova parabólica digital estará disponível até o dia 30 de junho de 2025. Após essa data, a substituição será cobrada.

Impacto da mudança

A desativação do sinal da parabólica tradicional e a adoção da nova tecnologia são importantes para o avanço da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. A liberação da faixa de frequência utilizada pelas parabólicas antigas é fundamental para a implantação da tecnologia 5G, que oferece internet mais rápida e estável.