SãO PAULO (SP) — Uma pesquisa divulgada recentemente trouxe alívio para os brasileiros que precisam arcar com os custos do aluguel.

Tradicionalmente usado para regular os reajustes no aluguel realizados pelas imobiliárias e proprietários, o índice do IGP-M registrou uma queda em março.
O resultado, divulgado pela FGV, apontou uma queda discreta durante este mês: 0,34%. Apesar de discreto, o resultado demonstra uma redução nos preços praticados no mercado.
Por enquanto, ainda não é possível apontar uma tendência de queda no preço dos aluguéis. No entanto, a recomendação é de que quem precisa realizar o pagamento mensal se mantenha atento.
Isso porque o índice costuma ser colocado no contrato como o balizador de aumentos ou quedas no reajuste do aluguel.
Além do aluguel: saiba como economizar dentro de casa
- Apesar de ser parte importante dos gastos mensais de grande parte das famílias, o aluguel não é a única conta que costuma impactar o orçamento familiar;
- Para as famílias que desejam economizar, algumas opções estão disponíveis dentro de casa;
- Uma delas é a redução do gasto com o consumo de energia, por exemplo;
- Atualmente, algumas famílias brasileiras podem contar com o benefício da Tarifa Social de Energia;
- Por meio da iniciativa é possível reduzir em até 65% os gastos com o consumo de energia;
- Outra opção é a Tarifa Social de água, por exemplo;
- Já disponível em algumas cidades brasileiras, o benefício também libera uma redução no valor da conta de água de cada família.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, ambos os benefícios estão disponíveis para quem faz parte do CadÚnico.
Vale lembrar que, ao se inscrever no cadastro, o cidadão poderá contar com outros benefícios. Um dos destaques é a liberação do cashback para compras no mercado.
Por isso, a dica é de que os cidadãos se mantenham atualizados sobre os benefícios disponíveis para a sua família, podendo assim reduzir os gastos mensais.