ADEUS sonho de comprar um carro novo? Entenda o que pode acontecer no mercado de automóveis

Na última quarta-feira (26/03), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de importação sobre carros e peças automotivas. Segundo as informações do G1, a expectativa é que a taxa entre em vigor na próxima semana, em 3 de abril, e a arrecadação comece em 3 de abril. Veja quais são os impactos na hora de comprar um novo veículo no Brasil. 

ADEUS sonho de comprar um carro novo? Entenda o que pode acontecer no mercado de automóveis
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Apesar do Brasil não exportar carros prontos para os Estados Unidos, os especialistas preveem que o país possa ser impactado de forma indireta. Outros países, como o México, que são grandes exportadores de veículos para os EUA, poderão enfrentar dificuldades devido às novas tarifas. 

Além disso, o Brasil tem um acordo de livre comércio com o México que está em vigor desde 2019 e permite que os países importem e exportem automóveis e comerciais e peças, sem cotas e isenções de impostos.

Laura Alvarenga comenta sobre carros, confira.

Quais são os impactos da nova medida de Donald Trump no mercado de automóveis brasileiro? 

Apesar da possível sobrecarga de veículos no mercado brasileiro, especialistas acreditam que isso não deve ter um grande impacto no preço dos carros, dado que a demanda interna do Brasil ainda é limitada.

Mesmo com uma possível enxurrada de carros, a expectativa é que os preços não aumentem significativamente, principalmente devido à baixa demanda no mercado local, que cresceu apenas 2,9% até o momento, comparado com 12% no mesmo período de 2023.

Outro ponto é o impacto das tarifas sobre as autopeças. O Brasil é um grande exportador de autopeças para os Estados Unidos, com exportações que alcançaram US$ 308 milhões em 2023. 

O presidente Trump adiou a cobrança das tarifas para as autopeças até, no máximo, 3 de maio, o que deixa o mercado em suspense. Caso as peças brasileiras também sejam afetadas, a indústria nacional pode enfrentar sérias dificuldades.

O impacto das tarifas de Trump será mais forte para alguns países, especialmente os que exportam grandes volumes de carros e autopeças para os Estados Unidos. 

Outras informações estão disponíveis no FDR.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).