Quem recebe até R$ 5 mil de salário já pode fazer festa com isenção de imposto? Entenda

A partir de 2026, cerca de 10 milhões de brasileiros podem ficar isentos do Imposto de Renda. Porém, antes de fazer a festa, é preciso entender que a proposta enviada pelo Ministério da Fazenda ao Congresso ainda não foi aprovada. 

Quem recebe até R$ 5 mil de salário já pode fazer festa com isenção de imposto? Entenda
Imagem: FDR

 

Segundo o InfoMoney, a proposta prevê a isenção para rendas mensais de até R$ 5 mil (ou R$ 60 mil por ano) e descontos para rendimentos entre R$ 5,5 mil e R$ 7 mil por mês (ou R$ 66 mil a R$ 84 mil por ano). Essa é uma promessa de campanha do A renúncia fiscal estimada é de R$ 27 bilhões.

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Projeto de isenção para trabalhadores que recebem R$ 5 mil está no Congresso

Para compensar a perda de receita, o projeto propõe um imposto progressivo, de 0 a 10%, sobre rendimentos superiores a R$ 50 mil por mês. Isso deve gerar um aumento de R$ 25,2 bilhões nos próximos anos, além de R$ 8,9 bilhões com a tributação de dividendos enviados ao exterior.

A expectativa é que a medida afete um pouco mais de 141 mil pessoas, que representam apenas 0,13% da população e, atualmente, pagam uma alíquota média de 2,54% de Imposto de Renda. 

Apesar de ser uma proposta que beneficiará esses trabalhadores em específico (que recebem R$5 mil), ela enfrenta críticas, especialmente sobre a tributação de dividendos, sendo considerada uma forma de “bitributação” por quem argumenta que as empresas já pagam impostos sobre lucros antes de distribuí-los.

Além disso, apesar de ter como objetivo reduzir desigualdades, há preocupações sobre a alta carga tributária já existente no Brasil. De acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo, a USP, a medida pode não corrigir completamente a regressividade no topo da pirâmide de renda.

A expectativa é que a nova faixa de isenção e o imposto sobre altas rendas entrem em vigor apenas em 2026, após a aprovação no Congresso.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).