Novo pagamento do PIS 2025: veja quem recebe mesmo sem ter trabalhado em 2023

SALESóPOLIS, SP — A Caixa Econômica está aceitando os pedidos para recebimento do PIS 2025 (Programa de Integração Social). A quantia, porém, não tem relação direta com o abono salarial e pode contemplar outros grupos. Os pagamentos começam dia 31 de março. 

pis
Novo pagamento do PIS 2025: veja quem recebe mesmo sem ter trabalhado em 2023
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Desde março o Ministério da Fazenda tem disponibilizado pelo portal REPIS (Sistema de Ressarcimento do Pis-Pasep) a consulta do dinheiro esquecido nas cotas do PIS/PASEP. 

Esses valores são relativos ao período em que se trabalhou com carteira assinada até 1988, antes da mudança para a atual sistemática de abono salarial. 

O saque é único, ou seja, quem já retirou a quantia em outro momento não tem direito a um novo recebimento. No governo de Jair Bolsonaro (PL) foi extinta a regra que limitava o saque para quem tivesse acima de 70 anos. 

Quem tem direito ao antigo PIS/PASEP?

Em sua maioria, as pessoas com direito ao antigo PIS/PASEP já não estão mais no mercado de trabalho. São eles:

  • Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988; ou
  • Herdeiros das pessoas que trabalharam com carteira assinada nesse período. 

Como o saque é único, ou seja, acontece uma única vez, mesmo quem preenche aos critérios pode já não ter mais direito ao pagamento porque no seu caso o fundo já foi esvaziado. 

Como pedir o PIS/PASEP que ficou esquecido 

Por meio do portal REPIS os interessados conseguem verificar se tem algum valor em seu nome.

Até o ano passado era possível fazer o pedido usando o App FGTS, mas agora a única forma de receber é por meio de uma solicitação formal. 

Quem descobrir que tem direito ao benefício precisa protocolar o pedido de ressarcimento em uma agência da Caixa, pessoalmente. 

Consulta 

  • Acesse o site do Repis Cidadão;
  • Digite o CPF e a senha do govbr;
  • O site vai solicitar um código de acesso, que é gerado pelo próprio aplicativo govbr.;
  • Depois, digite o Número de Identificação Social (NIS). O número fica na carteira de trabalho e também pode ser encontrado no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no portal Caixa Trabalhador e no CadÚnico;
  • Aperte em “pesquisar”. Caso você tenha algum valor para sacar, o aplicativo ensina as próximas etapa.

Saque 

  • Compareça pessoalmente até a agência da Caixa para pedir a liberação do dinheiro;
  • Leve documento de identificação pessoal se for o titular;
  • Leve os seguintes documentos se for herdeiro:
    • a) certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; ou
    •  b) declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; ou
    • c) autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.

Os valores serão pagos em 11 parcelas, começando em março e terminando em janeiro de 2026. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com