SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo INSS pegou de surpresa milhares de aposentados e pensionistas que costumam utilizar o crédito consignado oferecido para os segurados.

A partir de agora, quem realizar a contratação do modelo de crédito poderá ter que desembolsar mais pelo empréstimo. Isso porque o teto de juros do consignado foi alterado nesta semana.
Atualmente, o crédito consignado oferecido para aposentados ou pensionistas deve obedecer a um teto de juros que é definido pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Fixado em 1,80% ao mês até agora, esse teto de juros foi alterado para 1,85% ao mês. Dessa forma, as instituições financeiras poderão cobrar mais pela opção de crédito.
No entanto, vale lembrar que essa taxa representa o máximo de juros que poderão ser cobrados. Na prática, as instituições financeiras podem oferecer melhores condições para atrair mais aposentados e pensionistas.
INSS disponibiliza consulta dos juros do consignado:
- O aposentado ou pensionista que está em busca de um empréstimo consignado pode realizar uma pesquisa entre as instituições financeiras;
- Isso porque as empresas que oferecem o consignado para os segurados do INSS estão listadas no site da instituição financeira;
- Dessa forma, o aposentado ou pensionista pode realizar a pesquisa sem precisar sair de casa, o que garante uma maior praticidade;
- Para tal, é preciso acessar o site do Meu INSS e realizar login na plataforma;
- Nesse processo será preciso que o cidadão informe o seu CPF e senha da conta Gov.BR;
- Caso ainda não tenha cadastro, será possível criar na hora e realizar a consulta;
- Vale lembrar que, no entanto, a plataforma está disponível apenas para consulta.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, caso deseje seguir com a contratação o aposentado ou pensionista deverá buscar a instituição para solicitar o empréstimo.
Vale lembrar que, ao assinar o contrato do empréstimo, o cidadão passará a contar com o desconto das parcelas no seu pagamento mensal.
Por isso, é essencial que exista um planejamento antes da abertura do pedido de empréstimo consignado do INSS.