SãO PAULO (SP) — Responsável por realizar pagamentos mensais para milhões de aposentados e pensionistas de todo o país, o INSS poderá antecipar a liberação do 13º salário em 2025.

A parcela extra é liberada de forma anual para os beneficiários que recebem pagamentos do órgão federal.
Tradicionalmente, o benefício é programado para ser liberado apenas durante o segundo semestre, durante os últimos meses do ano.
No entanto, o Governo Federal tem adotado a medida de antecipar o pagamento das parcelas do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas nos últimos anos.
Para este ano, segundo o portal de notícias G1, a tendência é de que o pagamento também seja antecipado.
Apesar de ainda não existir uma definição precisa sobre a liberação, a antecipação está sendo avaliada e a tendência é de que ela seja aprovada pelo Congresso Nacional.
Veja o que se sabe sobre os pagamentos do INSS:
- Tradicionalmente, quando a antecipação é realizada, o benefício é liberado durante o primeiro semestre;
- No último ano a primeira parcela do 13º do INSS começou a ser paga no mês de abril;
- Por isso, a tendência é de que caso a antecipação seja concretizada, os aposentados possam começar a receber o pagamento no mesmo mês;
- Vale lembrar que o 13º do INSS costuma ser dividido em duas parcelas;
- O pagamento é realizado de forma conjunta com o benefício mensal do cidadão;
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, assim como nos demais pagamentos, o calendário costuma ser dividido de acordo com o valor que é recebido por cada cidadão.
Dessa forma, quem recebe o salário mínimo tem prioridade no pagamento. Além disso, o número do NIS também é levado em consideração no momento da definição do calendário.
O pagamento é realizado na conta bancária indicada pelo cidadão no momento da liberação do benefício.