URGENTE! Juros do Consignado do INSS aumentaram; veja quanto você vai pagar

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Os juros do Consignado do INSS aumentaram após reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Isso significa que os novos contratos sairão mais caros para os segurados. Confira agora quanto você vai pagar e como consultar os juros do banco nesse empréstimo consignado.

URGENTE! Juros do Consignado do INSS aumentaram; veja quanto você vai pagar
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Na última terça-feira, 25, os juros do Consignado do INSS aumentaram depois da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Segundo o órgão, o novo percentual considera os dois últimos aumentos da taxa básica de juros Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Por outro lado, os juros do cartão consignado não sofreram reajusta, assim continuam com o mesmo percentual.

Juros do Consignado do INSS aumentaram

A taxa máxima de juros representa o maior percentual que os bancos podem cobrar no consignado. Agora os segurados vão pagar até 1,85% de juros ao mês, a taxa anterior era de 1,80%.

Contudo, a taxa de juros do cartão de crédito consignado permanece em 2,46% ao mês, ou seja, não teve reajuste.

A nova taxa será aplicada às novas contratações de empréstimo consignado de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Juros do consignado do INSS poderiam ser maiores

A proposta dos bancos era um aumento para 1,99% ao mês; enquanto o Governo Federal proporia um teto de 1,88% ao mês. Contudo, o Governo acabou desistindo e decidindo apoiar a proposta da Confederação Nacional do Comércio (CNC), de teto de 1,85%, segundo a Agência Brasil.

Assim apenas o represente do setor financeiro votou contra a proposta, que foi aprovada com 14 votos a favor.

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a nova taxa representa um caminho de equilíbrio.

“Considero que esse valor proposto tem razoabilidade. Vamos diluindo os eventuais impactos que possam ocorrer decorrentes do aumento da Selic. Estamos protegendo os segurados”, explicou ele.

Além disso, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que também aprovou o reajuste, comentou sobre o aumento, que segundo ele, ficou no meio entre o que o Governo queria e a proposta dos bancos.

 “Estamos no caminho do meio, buscando ser coerentes com o momento que atravessamos. Queremos preservar os aposentados, protegê-los, sem deixar que a proteção econômica se sobreponha à proteção social”, explicou.

URGENTE! Juros do Consignado do INSS aumentaram; veja quanto você vai pagar
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Consignado do INSS

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, atualmente há 48 milhões de contratos de consignado ativos. Segundo o Banco Central esse tipo de empréstimo opera R$ 268 bilhões, ou seja, 40% do saldo total do consignado, considerando os setores privados e público.

O novo teto passa a valer após cinco dias úteis da publicação da decisão do NPS no Diário Oficial da União.

Como descobrir a taxa de juros do meu consignado?

Site ou aplicação Meu INSS 

  • Acessar o site ou à app Meu INSS;
  • Procurar a opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Na janela seguinte serão exibidas todas as taxas cobradas pelos bancos;
  • É possível pesquisar por uma instituição bancária em específico.

Telefone 135 

  • Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135
  • O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília)
  • Depois de consultar as taxas é possível escolher a mais favorável e fazer a portabilidade do seu consignado.

Segundo a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, o INSS confirmou o fim da carência do crédito consignado para todos os beneficiários.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.