Veja se seu nome está na lista dos 57 mil trabalhadores que podem se aposentar até 2026

Cerca de 57 mil servidores do Executivo Federal foram surpreendidos com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI): eles poderão se aposentar até 2026. Entenda o motivo. 

Veja se seu nome está na lista dos 57 mil trabalhadores que podem se aposentar até 2026
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o jornal O Globo, os números foram divulgados pelo governo para sustentar o discurso de que será necessário fazer concursos públicos para repor parte dos profissionais que deverão se aposentar até o próximo ano. 

Atualmente, 600 mil funcionários públicos federais estão ativos no Poder Executivo. 

Entenda porque 57 mil trabalhadores podem se aposentar até o próximo ano 

  • O governo destaca que é necessário realizar concursos públicos para repor, ao menos parcialmente, os servidores que irão se aposentar.

  • O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é mencionado como uma ferramenta para garantir a continuidade dos serviços prestados pelo Estado brasileiro.

  • José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, reforçou a importância de dados e indicadores para planejar as políticas de gestão de pessoal e garantir entregas concretas à sociedade.

  • Entre 2019 e 2023, aproximadamente 50,3 mil servidores se aposentaram. 2019 teve um pico de 38,5 mil aposentadorias devido à antecipação dos servidores à Reforma da Previdência.

66,3 mil servidores ativos estão em abono de permanência, ou seja, optaram por continuar no serviço público e adiar a aposentadoria. A divisão por gênero é a seguinte:

  • 53,4% (35.428) são homens.

  • 46,6% (30.869) são mulheres.

Governo anuncia lista com 7 profissões que podem solicitar a aposentadoria especial

Atenção, trabalhadores brasileiros que sonham em dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): 7 profissões podem dar o direito de solicitar a aposentadoria especial. Veja quais são! 

A modalidade “Aposentadoria Especial” do INSS é oferecida para os funcionários que trabalham em condições de risco ou de insalubridade. O Instituto reconhece o tempo de exposição como prejudicial à saúde, garantindo esse benefício.

E de acordo com a especialista do FDR, Yasmin Souza, a aposentadoria especial permite que trabalhadores se aposentem antes da idade mínima, com 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo do grau de exposição aos agentes nocivos. 

Assim, muitos trabalhadores já podem solicitar a aposentadoria especial aos 55 anos. 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).