Serasa se pronuncia sobre fraudes e revela qual é o golpe mais comum; veja

SãO PAULO (SP) — Um levantamento realizado pela Serasa apontou que grande parte dos brasileiros já sofreram com algum tipo de golpe financeiro

Serasa se pronuncia sobre fraudes e revela qual é o golpe mais comum; veja. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com o levantamento realizado com base em dados de 2024, ao menos metade da população do país já foi vítima de algum tipo de fraude.

Desse total, mais de 54% sofreu com algum prejuízo financeiro relacionado ao golpe aplicado. 

Os números divulgados pela Serasa revelam a necessidade de que o cidadão se mantenha atento as fraudes que costumam ser aplicadas no Brasil.

Confira quais os golpes mais comuns no Brasil:

  • Segundo o levantamento divulgado pelo Serasa, o golpe mais comum que é aplicado entre os brasileiros envolve o uso indevido dos cartões de crédito;
  • No total, esse tipo de fraude foi responsável por 47,9% dos golpes aplicados;
  • Em seguida aparecem os golpes relacionados ao pagamento de boletos falsos ou transferências falsas usando o PIX;
  • Completando o ranking dos três tipos de fraudes mais comuns estão as fraudes que envolvem o envio de emails ou mensagens falsas;
  • Em alguns casos, o prejuízo com a fraude ultrapassou o valor de R$ 20 mil;
  • Além disso, o levantamento apontou que os idosos estão mais propensos a serem vítimas de golpes;
  • Dessa forma, a orientação é de que os cidadãos estejam atentos as possíveis fraudes que podem ser aplicadas.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, é essencial que os cidadãos tomem alguns cuidados. Caso recebam algum comunicado informando sobre a necessidade de pagamento, é preciso checar em uma fonte oficial.

O cuidado também deve ser tomado com relação às compras online, já que isso poderá levar as fraudes nos cartões de crédito, por exemplo.

Por isso, também é necessário checar se o local onde a compra está sendo realizada é confiável. Para tal, a orientação é que avaliações de outros compradores também sejam observadas.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.