SãO PAULO (SP) — O anúncio de uma nova rodada de liberação de pagamentos do INSS trouxe alegria para milhares de cidadãos brasileiros que serão contemplados com a liberação.

O pagamento é referente a quitação de atrasados do INSS. A liberação será realizada para aposentados ou pensionistas que venceram ações judiciais contra o órgão federal.
Dessa forma, o novo aposentado ou pensionista também conquista o direito de receber os pagamentos retroativos que são referentes ao tempo em que a ação contra o INSS estava sendo analisada.
Saiba quem receberá o novo pagamento do INSS:
- O dinheiro será liberado para os beneficiários que contavam com ações no valor de até 60 salários mínimos;
- Atualmente isso representa um valor máximo de R$ 91.080 por ação;
- No entanto, o total a ser liberado pelo INSS é de R$ 2,3 bilhões;
- O pagamento já foi autorizado pelo CJF (Conselho da Justiça Federal), segundo informou a Folha de S. Paulo;
- O dinheiro deverá ser o suficiente para quitar as dívidas de 144,2 mil beneficiários;
- Entre as ações mais comuns estão processos de revisão e concessão de aposentadorias, pensões, auxílio-doença e BPC, por exemplo;
- Vale lembrar que, para ter direito ao pagamento, é preciso que o processo do cidadão tenha sido devidamente encerrado.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, também é necessário que a ordem do pagamento do juiz tenha sido dada em algum dia do mês de fevereiro.
Para saber se será de fato contemplado é necessário ainda realizar a consulta no site do TRF responsável pelo seu caso.
Em casos onde o cidadão contou com o auxílio de um advogado, ele poderá solicitar que o profissional efetue essa consulta.
Nesse momento também será possível verificar onde o depósito será realizado. Isso porque, em alguns casos, uma conta bancária específica é aberta para a liberação do pagamento.