Novidade para todos os motoristas gera confusão; benefício liberado pode forçar MULTA

Uma nova tecnologia está surpreendendo os motoristas brasileiros: o pagamento das tarifas de pedágio da modalidade free flow. Apesar de facilitar o pagamento de multas através de um aplicativo, a medida também pode ser responsável por outra multa para os habilitados. Entenda! 

Novidade para todos os motoristas gera confusão; benefício liberado pode forçar MULTA
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

O pedágio eletrônico free flow é um sistema de cobrança automatizada em que os veículos são identificados por câmeras e sensores em pórticos instalados nas rodovias, que leem as placas ou tags dos veículos. Assim, não há necessidade de reduzir a velocidade ao passar, bastando que o condutor siga o limite da via. 

Segundo o jornal O Globo, até o fim de abril, a Secretaria Nacional de Trânsito deve publicar uma portaria para facilitar o pagamento das tarifas de pedágio da modalidade free flow.

Entenda como funciona o pedágio eletrônico e como ele pode forçar multas aos motoristas 

  • A tecnologia free flow permite a cobrança de pedágio por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores, sem a necessidade de parada do veículo.

  • Se o motorista não tiver a tag de cobrança automática, ele deve acessar o site da concessionária para efetuar o pagamento.

  • Após o registro, o motorista tem até 30 dias para pagar a tarifa;

  • Porém, caso não o faça até o final do prazo, o habilitado poderá ser multado em R$ 195,23, além de acumular cinco pontos na carteira, sem isenção da obrigação de pagar o pedágio à concessionária.

  • O motorista que não pagar a tarifa a tempo receberá um aviso de cobrança pelo app da CDT.

  • O aplicativo redirecionará o motorista para o site da concessionária para efetuar o pagamento.

  • A Secretaria Nacional de Trânsito publicará até o fim de abril uma portaria para facilitar o pagamento das tarifas de pedágio no sistema free flow.

  • O objetivo é regulamentar o uso do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) como meio facilitador de pagamento para motoristas sem a tag de cobrança.

  • Após a publicação da portaria, as concessionárias terão um prazo de até 180 dias para se adequarem ao novo sistema de pagamento via CDT.

O pedágio free flow visa tornar o processo de cobrança de pedágio mais ágil, reduzindo o tempo de espera e melhorando o fluxo de tráfego nas rodovias.

Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre multas para os motoristas, confira.

 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).