IMPORTANTE! Juros do empréstimo consignado do INSS ficam mais ALTOS; veja o novo valor

SãO PAULO (SP) — Disponível para aposentados ou pensionistas que recebem pagamentos mensais pelo INSS, o consignado do órgão federal obedece regras específicas para liberação.

IMPORTANTE! Juros do empréstimo consignado do INSS ficam mais ALTOS; veja o novo valor. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Atualmente, uma das regras diz respeito ao teto de juros que pode ser cobrado do aposentado ou pensionistas em caso de solicitação do consignado do INSS.

A limitação é estabelecida com o objetivo de evitar o endividamento excessivo dos segurados do INSS que pedem o empréstimo.

Nesta semana, esse limite de juros para o empréstimo consignado do INSS, que estava fixado em 1,80% por mês, foi atualizado para 1,85% ao mês.

A mudança aconteceu levando em consideração a alta recente dos juros praticados no Brasil.

No entanto, de acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, os juros para o cartão consignado do INSS permanece igual

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a nova taxa firmada representa um equilíbrio.

“Considero que esse valor proposto tem razoabilidade. Vamos diluindo os eventuais impactos que possam ocorrer decorrentes do aumento da Selic. Estamos protegendo os segurados”, afirmou.

Saiba como funciona o consignado do INSS:

  • A modalidade de crédito consignado é ofertada com garantia dos pagamentos do INSS;
  • Para tal, a parcela contratada no empréstimo é descontada de forma mensal diretamente na folha de pagamentos do beneficiário;
  • Dessa forma, as instituições financeiras podem oferecer taxas de juros reduzidas para a contratação do crédito;
  • Atualmente o INSS disponibiliza o seu portal ou aplicativo para a consulta dos juros praticados pelas instituições financeiras no Brasil.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para ter acesso é essencial que o cidadão realize login com a plataforma GOV.BR, informando o seu CPF e senha cadastradas. 

Dessa forma, ele poderá verificar todas as opções de crédito que estão disponíveis para o seu CPF, já levando em consideração o valor do seu benefício pago pelo INSS.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.