Governo aperta cerco no Bolsa Família e muda as regras; veja quem são as 3,4 milhões de pessoas afetadas

Com o objetivo de combater fraudes na oferta do Bolsa Família, o governo Lula publicou um decreto que atualiza as regras do programa na última segunda-feira (24/03). A partir de agora, a coleta de dados domiciliar para famílias unipessoais será obrigatória antes da inclusão no programa pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). 

Governo aperta cerco no Bolsa Família e muda as regras; veja quem são as 3,4 milhões de pessoas afetadas
Imagem: MDS

 

Segundo o jornal O Globo, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o número de famílias unipessoais no programa passou de 2,2 milhões para 5,8 milhões. Por isso, o grupo de beneficiários acabou entrando na mira do pente-fino em 2023, já no governo do então presidente Lula. 

Atualmente, 3,4 milhões de famílias unipessoais recebem o auxílio. Deste número, 16,80% recebem ainda acima do patamar considerado adequado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. 

Entenda as mudanças no Bolsa Família 

As mudanças têm o objetivo de melhorar o controle e a gestão do programa, além de garantir a continuidade do apoio para as famílias em transição para a independência financeira.

Yasmin Souza, colaboradora da FDR, comenta sobre o Bolsa Família, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile