VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Previdência Social garante benefícios previdenciários para quem tem tuberculose. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, o INSS segue recebendo os pedidos, que podem ser feitos pela internet. Confira quais benefícios estão disponíveis para essas pessoas.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Na última terça-feira, 24/03, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data marca a conscientização e luta para eliminar a doença do país. Como o tratamento pode ser longo o INSS garante os benefícios previdenciários para quem tem tuberculose.
A doença afeta principalmente os pulmões, causando diversos sintomas, como o cansaço. Geralmente o trabalhador com essa doença precisa se afastar do trabalho para se tratar, assim ele pode solicitar os benefícios da previdência.
Benefícios previdenciários para quem tem tuberculose
- O primeiro benefício que esse cidadão pode solicitar é o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.
- Ele é pago quando o profissional precisa se afastar do trabalho durante determinado tempo, nesse caso durante o período de tratamento.
- Além disso, também é possível solicitar o benefício por incapacidade total e permanente, antes chamado de aposentadoria por invalidez.
- Nesse caso a aposentadoria é concedida quando o trabalhador fica com sequelas graves e irreversíveis que o impeçam de exercer sua atividade.
O INSS lembra que a tuberculose ativa (quando a doença produz sintomas e pode ser transmitida) dispensa o cumprimento de carência. Por outro lado, é necessário que o trabalhador esteja contribuindo com a Previdência Social ou dentro do chamado “período de graça”, na data do diagnóstico da tuberculose.
Os benefícios da Previdência podem ser solicitados pelo Meu INSS ou presencialmente nas agências.