Benefícios previdenciários para quem tem tuberculose estão DISPONÍVEIS para solicitação

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Previdência Social garante benefícios previdenciários para quem tem tuberculose. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, o INSS segue recebendo os pedidos, que podem ser feitos pela internet. Confira quais benefícios estão disponíveis para essas pessoas.

Benefícios previdenciários para quem tem tuberculose estão DISPONÍVEIS para solicitação
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Na última terça-feira, 24/03, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data marca a conscientização e luta para eliminar a doença do país. Como o tratamento pode ser longo o INSS garante os benefícios previdenciários para quem tem tuberculose.

A doença afeta principalmente os pulmões, causando diversos sintomas, como o cansaço. Geralmente o trabalhador com essa doença precisa se afastar do trabalho para se tratar, assim ele pode solicitar os benefícios da previdência.

Benefícios previdenciários para quem tem tuberculose

  • O primeiro benefício que esse cidadão pode solicitar é o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.
  • Ele é pago quando o profissional precisa se afastar do trabalho durante determinado tempo, nesse caso durante o período de tratamento.
  • Além disso, também é possível solicitar o benefício por incapacidade total e permanente, antes chamado de aposentadoria por invalidez.
  • Nesse caso a aposentadoria é concedida quando o trabalhador fica com sequelas graves e irreversíveis que o impeçam de exercer sua atividade.

O INSS lembra que a tuberculose ativa (quando a doença produz sintomas e pode ser transmitida) dispensa o cumprimento de carência. Por outro lado, é necessário que o trabalhador esteja contribuindo com a Previdência Social ou dentro do chamado “período de graça”, na data do diagnóstico da tuberculose.

Os benefícios da Previdência podem ser solicitados pelo Meu INSS ou presencialmente nas agências.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.