PIS/Pasep: descubra se você pode sacar o dinheiro parado antes que prazo termine

Milhares de trabalhadores brasileiros podem ter dinheiro esquecido no PIS/Pasep e nem sabem. Se você trabalhou com carteira assinada nos últimos anos, pode ter saldo disponível para saque. No entanto, é preciso ficar atento ao prazo para retirar o benefício antes que o valor retorne aos cofres públicos.

PIS/Pasep: descubra se você pode sacar o dinheiro parado
antes que prazo termine. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Consultar o saldo do PIS/Pasep é um processo simples e pode ser feito diretamente pelo celular, sem necessidade de ir até uma agência bancária. Se você trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público em determinado período, pode ter dinheiro disponível para saque. Veja a seguir como verificar o saldo e garantir o recebimento do benefício.

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

O abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) é destinado a trabalhadores do setor privado que atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é voltado para servidores públicos que se enquadram nos mesmos critérios.

Além disso, trabalhadores que tinham saldo no Fundo PIS/Pasep até 1988 também podem sacar valores represados. Caso o titular tenha falecido, os herdeiros podem solicitar o saque.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre dinheiro esquecido na Caixa Econômica que soma R$ 2.800 para gastar antes da Páscoa.

Como consultar e sacar o saldo?

A forma mais prática e rápida de verificar se você possui saldo disponível e o prazo para saque é através do aplicativo FGTS. Siga estes passos:

Outras formas de consulta

Além do aplicativo FGTS, você também pode consultar o saldo do PIS/Pasep através de outros canais:

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile