Novos pedidos do seguro-defeso de R$ 1.518 ficam em análise há meses e INSS explica o motivo

Atenção, brasileiros: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu a análise de novos pedidos de seguro-defeso por três meses. A suspensão afetou pescadores artesanais que ficaram sem receber o benefício durante o período de proibição da pesca. Veja qual foi o motivo da suspensão do benefício. 

Novos pedidos do seguro-defeso de R$ 1.518 ficam em análise há meses e INSS explica o motivo
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo a Folha de S.Paulo, a suspensão ocorreu devido à implementação de uma lei exigindo cadastro biométrico para concessão do benefício, sancionada pelo presidente Lula.

O motivo foi o salto de 35% na quantidade de parcelas no primeiro bimestre deste ano, que impulsionou um aumento de 45% na despesa com a política no mesmo período.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre quem tem direito de receber o benefício, confira.

Entenda a análise do seguro-defeso há meses

O INSS detalhou, em ofício ao Ministério do Trabalho, os impactos da suspensão na análise dos pedidos e pagamentos do seguro-defeso:

A retomada das análises aconteceu em dezembro de 2024. As análises concluídas aumentaram para 314,5 mil, principalmente após a retomada das atividades do INSS. O impacto nos pagamentos foi mais visível apenas em janeiro de 2025, já com o novo Orçamento em execução.

O represamento do seguro-defeso aconteceu em um momento em que o governo enfrentava dificuldades para fechar as contas de 2024 sem violar as regras fiscais. O atraso na análise resultou no pagamento de valores retroativos, o que aumentou o número de parcelas e impactou o valor total pago.

Muitos pescadores ainda não conseguiram regularizar a situação, mesmo após a retomada das análises. O INSS não se manifestou sobre os problemas identificados por entidades representativas dos pescadores.

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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