Governo emite comunicado para todos que receberam Auxílio Emergencial

SãO PAULO (SP) — Liberado entre os anos de 2020 e 2021, o Auxílio Emergencial permitiu que muitos brasileiros enfrentassem a pandemia da Covid-19. No entanto, uma série de pagamentos irregulares foi identificada com relação ao benefício social.

Governo emite comunicado para todos que receberam Auxílio Emergencial. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Com isso, o Governo Federal começou a enviar notificações sobre a existência de pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial.

O alerta, que está sendo enviado por SMS, email e também está disponível para consulta no aplicativo Notifica ou sistema VEJAE, traz informações sobre a necessidade de devolução do pagamento.

De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a cobrança já está sendo realizada para quem recebeu os pagamentos de forma indevida.

Dessa forma, o cidadão que receber a mensagem comunicando sobre a necessidade de devolução do dinheiro deverá ficar atento. A recomendação é de que ele siga as instruções para evitar maiores prejuízos no futuro.

Governo Federal também tem apertado o cinto para outros programas sociais:

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as medidas estão sendo tomadas como forma de garantir que apenas quem realmente precisa será contemplado com o pagamento de algum benefício.

Com a análise mais recente de informações, o Governo Federal conseguiu eliminar um gasto de mais de R$ 7 bilhões que seriam pagos de forma indevida.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile