Aposentados recebem chamado para cumprir importante regra do INSS

SãO PAULO (SP) — Responsável por atender mensalmente milhões de aposentados ou pensionistas, o INSS também exige que os segurados que são atendidos pelo órgão realizem um procedimento de forma anual.

Aposentados recebem chamado para cumprir importante regra do INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Se trata da prova de vida que continua sendo realizada de forma obrigatória. No entanto, o formato de realização do procedimento foi atualizado.

Agora, de acordo com o INSS, a prova de vida é realizada por meio do cruzamento de dados. Com isso, os aposentados ou pensionistas não precisam ir até agências da Previdência Social para realizar o procedimento.

Isso porque são usadas informações de outros órgãos federais para a prova de vida do INSS. São usadas informações como os dados da Justiça Eleitoral, Receita Federal ou até mesmo dados bancários de saque com biometria.

 

INSS nega bloqueio por falta da prova de vida:

  • Apesar de ser obrigatória, a falta da prova de vida não leva a suspensão do pagamento do INSS;
  • Isso porque a obrigação de realizar o procedimento é do INSS, não do aposentado ou pensionista;

“O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos porque o INSS não envia servidores para fazer comprovação de vida e arrecadação de documentos na casa do beneficiário.

Dessa forma, caso receba esse tipo de visita, a recomendação é de que o cidadão não atenda e denuncie o caso para a polícia.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.