Governo inicia cobrança de pagamento do auxílio emergencial nesta sexta-feira (21/03)

SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal pegou de surpresa milhões de brasileiros que foram contemplados pelo auxílio emergencial. Agora, parte do grupo terá que devolver o valor recebido.

Governo inicia cobrança de pagamento do auxílio emergencial nesta sexta-feira (21/03). (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O auxílio emergencial foi pago durante o início da pandemia de Covid-19. Dividido em cinco parcelas de R$ 300 ou R$ 600, dependendo da composição familiar, o benefício foi pago como forma de auxiliar no enfrentamento da pandemia.

O benefício foi creditado para microempreendedores e cidadãos com baixa renda. No entanto, alguns brasileiros receberam o pagamento de forma indevida.

Agora, esses cidadãos que foram contemplados mesmo sem ter direito precisarão devolver o valor que foi recebido com o auxílio emergencial.

Entenda como funcionará a cobrança do auxílio emergencial:

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, ao entrar na plataforma o cidadão será comunicado se precisará ou não devolver o valor recebido pelo auxílio emergencial.

Caso seja convocado para realizar a devolução, o cidadão deverá seguir as instruções enviadas pelo Governo Federal para o pagamento.

Vale lembrar que, caso não devolva o dinheiro recebido, o cidadão poderá passar a contar com uma nova dívida com a União, o que pode trazer prejuízo para a contratação de novas operações de crédito.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.