Adeus, benefício? Governo aperta fiscalização e corta 4,1 milhões de pagamentos no pente-fino

O Governo Federal intensificou a fiscalização dos programas sociais e já cancelou 4,1 milhões de pagamentos no pente-fino que foram considerados irregulares do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 2023 e 2024. A medida faz parte de um esforço para garantir que os recursos cheguem apenas a quem realmente tem direito, evitando fraudes e distorções no sistema.

Adeus, benefício? Governo aperta fiscalização e
corta 4,1 milhões de pagamentos no pente-fino. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em matéria do jornal Extra, o objetivo é garantir o uso eficiente do dinheiro público, impedindo que benefícios sejam concedidos de forma indevida.

Além disso, o governo destaca que o corte de mais de R$ 7 bilhões de pagamentos no pente-fino no Bolsa Família previsto para 2025 não representa a retirada de direitos dos beneficiários legítimos, mas sim o ajuste de pagamentos feitos de maneira irregular.

Pagamentos no pente-fino 

Para reforçar o controle sobre os benefícios sociais, o governo lançou o Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único, com os seguintes eixos principais:

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, traz boa notícia para quem mora em SP, AM, RR, RS, PR, MT, MG, SE, BA e PI.

Medidas adicionais

Rede Federal de Fiscalização

Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único busca aprimorar a gestão dos programas sociais, garantindo mais transparência e eficiência.

 

Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile