Dívidas não pagas? Entenda os direitos dos idosos com a nova lei de proteção financeira

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Desde 2021 os idosos têm uma lei voltada à proteção financeira, garantindo que eles tenham condições de se manter. Assim, as dívidas não pagas são negociadas com condições especiais. Portanto, vale a pena conhecer melhor essa importante lei que talvez te ajude a limpar o seu nome.

Dívidas não pagas? Entenda os direitos dos idosos com a nova lei de proteção financeira
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Todos os idosos têm direito ao mínimo existencial, ou seja, aquele valor mínimo que uma pessoa precisa para viver com dignidade. É a partir desse conceito que a Lei do Superendividamento garante proteção financeira para os idosos com dívidas não pagas.

Isso acontece porque essas pessoas têm garantias de melhores condições de pagamento e dívidas sem que seus gastos com alimentação, medicamentos, entre outros, sejam comprometidos.

Idosos com dívidas não pagas

É justamente através dessa lei que os idosos têm melhores condições de negociação das dívidas sem comprometerem suas rendas mensais. Através da Lei do Superendividamento é possível renegociar dívidas de:

  • Contas de consumo: água, luz, gás, telefone, cartão de crédito;
  • Empréstimos pessoais: financiamentos, empréstimos consignados;
  • Outras dívidas: que tenham sido contraídas de boa-fé, ou seja, com a intenção de serem pagas

O que um idoso endividado pode fazer?

Primeiro é importante entender que essa lei garante que o idoso comprometa apenas 25% de sua renda mensal com dívidas. Portanto, quem recebe um salário mínimo, atualmente em R$ 1.518, só pode ter dívidas de até R$ 379.50.

Por outro lado, não há perdão de dívida, os débitos assumidos terão que ser pagos pelo consumidor.

Sabendo disso, você pode procurar a empresa responsável pela dívida e propor uma negociação dentro da sua realidade. No momento será necessário apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante de renda.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como renegociar as dívidas através do Serasa Lima Nome.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com