Alerta de Fake News! Notícias sobre o Prouni e Fies são retiradas das redes sociais da Meta

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou que a Meta, dona do Instagram e Facebook, retirasse do ar alguns conteúdos com notícias do Prouni e Fies. As informações que estavam sendo divulgadas não são verdadeiras, portanto, estavam gerando desinformação e dúvidas entre os estudantes.

Alerta de Fake News! Notícias sobre o Prouni e Fies são retiradas das redes sociais da Meta
Imagem: FDR

A Meta foi notificada pelo Governo Federal para retirar do ar um conteúdo de uma consultoria para o Prouni e Fies. A notificação enviada pela AGU solicitava a remoção fraudulento que induzia os estudantes ao erro. Além disso, o usuário citado estava obtendo dinheiro de forma indevida.

Fake News sobre o Prouni e Fies

“A disseminação de estratégias que visam burlar políticas públicas por meio de manipulação de informações configura uma infração às diretrizes de integridade da plataforma, podendo tomar medidas punitivas, como a remoção do conteúdo e a suspensão de contas envolvidas”, diz trecho da notificação da AGU.

Prouni e Fies

Os programas são organizados pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de aumentar o número de pessoas no ensino superior. Para isso os estudantes devem fazer o Enem e atender aos requisitos dos programas, o que inclui a renda mensal máxima.

Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como fazer o cadastro no SiSU, outro programa do MEC.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile