MEI é pego de surpresa com mudanças que começam em 01/04; veja quais são as novas regras

A partir de 1º de abril, os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem ficar atentos: eles terão que se adaptar a mudanças importantes nas regras fiscais da Receita Federal, que entrarão em vigor, e visam garantir mais conformidade e fortalecer os pequenos negócios. A regra foi anunciada em 2024. 

MEI é pego de surpresa com mudanças que começam em 01/04; veja quais são as novas regras
Imagem: FDR

 

As alterações são necessárias para aumentar a arrecadação e tornar o sistema fiscal mais eficiente. Por isso, os MEIs precisarão incluir o Código do Regime Tributário (CRT) nas notas fiscais eletrônicas. 

Segundo a CNN Brasil, o código foi criado para facilitar a diferenciação das operações realizadas por MEIs das realizadas por empresas de outros regimes tributários.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o MEI, confira.

Entenda as mudanças para os MEIs a partir de 1º de abril

Além disso, os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOPs) aplicáveis ao MEI foram atualizados. Veja os novos CFOPs específicos para MEI que deverão ser utilizados são:




YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile