Contribuinte do Imposto de Renda 2025 ganha chance para FACILITAR o envio da declaração; saiba como

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Na próxima segunda-feira, 17, a Receita começa a receber a Declaração do Imposto de Renda 2025. Além da restituição ser paga mais cedo neste ano, os contribuintes também têm a chance de facilitarem o envio das informações; o FDR explica como.

Contribuinte do Imposto de Renda 2025 ganha chance para FACILITAR o envio da declaração;
saiba como
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Nesse ano a Receita espera receber 46,2 milhões de Declarações do Imposto de renda 2025, 3 milhões a mais que no ano anterior. As regras já foram divulgadas e a melhor parte é que você poderá enviar os dados de uma forma mais fácil. Portanto, reúna os documentos e prepare-se para encarar o leão.

Pré-preenchida na Declaração do Imposto de Renda 2025

  • Em entrevista sobre as novas regras do Imposto de Renda 2025, o Supervisor Nacional do Programa do IRPF, José Carlos Fonseca, explicou que a pré-preenchida estará disponível a partir de 1º de abril.
  • Usando esse modelo de declaração o envio das informações acaba sendo mais simples, afinal alguns campos já estarão preenchidos, explica a Agência Gov.
  • No entanto, para usá-la é necessário ter conta gov.br de nível ouro.
  • Nesse nível o contribuinte tem acesso a mais serviços e conta com um nível a mais de segurança.

“Quando vocês, no dia 1º de abril, utilizarem o Meu Imposto de Renda, na hora que entrar lá em ‘criar declaração’ já vai estar tudo carregado as informações que a receita tem, montando ali para você toda a declaração, não precisa nem pedir a pré-preenchida, ela vai aparecer para você de forma automática”, acrescentou José Carlos Fonseca. 

Como subir o nível da conta Gov.br?

O nível ouro garante o nível máximo de segurança para sua conta, para atingi-lo é necessário:

  • Fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br;
  • Validar os dados através do aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
  • Validar os dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que pode ser deduzido do IRPF 2025.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com