ALERTA! Governo precisou excluir importante serviço para reduzir riscos à população

SALESóPOLIS, SP — A Secretaria de Comunicação Social do governo federal tem criado diferentes formas de atingir os brasileiros com informações sobre o governo. Porém, foi notado que bandidos estão usando essa estratégia para disseminar notícias falsas. 

governo fake news
ALERTA! Governo precisou excluir importante serviço para reduzir riscos à população
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na última segunda-feira (10) foi excluído pelo Telegram um canal entitulado de “Ministério da Defesa“. Por meio dele, uma série de informações que se diziam ser do governo eram propagadas para os usuários da rede social. 

No entanto, foi descoberto que na verdade não é o governo federal quem criou esse canal. E o bloqueio foi feito após uma pedido do Ministério da Defesa, que ressaltou não ter qualquer vínculo com o canal. 

Até segunda-feira (10) o canal tinha 419 inscritos, mas exibia uma única mensagem, que incitava um golpe de Estado em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Na publicação, datada de 9 de novembro de 2022, dizia: “Dê o golpe, Jair 🇧🇷”, e somava 711 reações, com emojis que expressavam tanto aprovação quanto reprovação.

Canal oficial do Ministério da Defesa do governo federal

Embora estivesse com o nome de Ministério da Defesa, a capa do canal tinha uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esse canal ganhou notoriedade depois da Pasta ter publicado uma nota oficial repreendendo o meio de comunicação falso. 

A nota foi publicada no último domingo (9) em uma reportagem da Folha de S. Paulo. Em seguida, muitas pessoas passaram a acessa-lo para entender melhor do que se tratava. Porém, no fim do dia de segunda-feira (10) o canal já havia sido excluído.

Quem quiser acessar esse canal de forma oficial deve procurar por:

Além disso, para não cair em golpes, os usuários precisam saber que todos os canais oficiais do governo vão possuir um selo de verificação. Dificlmente terão como capa a foto de um político em específico, e não farão proganda de ex-governos. 

O governo federal tem canais de comunicação no Telegram, WhatsApp e também usa o Instagram e o X para falar com os brasileiros sobre diferentes assuntos. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com