SãO PAULO (SP) — Conseguir crédito ainda é um desafio para muitos brasileiros. No entanto, em breve uma nova modalidade de empréstimo consignado deverá permitir que o acesso seja simplificado.

O anúncio foi realizado nesta semana pelo Governo Federal e irá permitir a liberação de um novo empréstimo consignado para os trabalhadores brasileiros.
A modalidade permitirá que os cidadãos que possuem vínculo formal de emprego possam solicitar recursos por meio do consignado.
Nessa modalidade de crédito, o valor da parcela do empréstimo é pago mensalmente por meio de descontos realizados diretamente na folha de pagamento.
Entenda como funcionará o novo crédito consignado:
- A expectativa é de que a oferta aconteça por meio de uma nova plataforma criada exclusivamente para a liberação de crédito;
- De acordo com o portal de notícias Estadão, a previsão é de que a plataforma fique disponível ainda neste mês;
- No primeiro momento a oferta de crédito será realizada por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- No entanto, a perspectiva é de que a oferta seja ampliada;
- Isso porque a tendência é de que a oferta de crédito passe a ser oferecida diretamente pelos bancos nos seus canais próprios.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, vale lembrar que o crédito consignado já está disponível para os trabalhadores CLT atualmente.
No entanto, a adesão a modalidade atual de empréstimo para trabalhadores que tem a carteira assinada é extremamente limitada.
Isso porque a oferta de consignado para esse grupo está restrita para funcionários de empresas que possuem convênios com instituições financeiras.
Para ampliar a oferta e liberar recursos para mais trabalhadores que estão em busca de crédito, as empresas brasileiras agora poderão consultar as folhas salarias dos trabalhadores por meio do eSocial.
Dessa forma, não será preciso nenhum convênio para que a liberação do empréstimo seja concretizada pelas empresas financeiras.