Receita Federal emite importante comunicado com início em 17/03

Atenção, contribuintes brasileiros: a Secretaria da Receita Federal deve divulgar ainda nesta semana as novas regras para o Imposto de Renda de 2025. A expectativa é que a declaração seja iniciada em 17 de março e finalizada em 31 de maio. Veja quais são os documentos necessários para a declaração! 

Receita Federal emite importante comunicado com início em 17/03
Imagem: FDR

O Imposto de Renda é o tributo federal aplicado anualmente sobre a renda de cada brasileiro. Por isso, é preciso declarar todos os anos. Segundo o G1, essa data virou um padrão para as declarações do Imposto de Renda.

O governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem à Receita Federal seus ganhos anuais. No ano seguinte, o órgão avalia se o que foi cobrado era necessário.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o IRPF, confira.

Quais são os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2025?

  • Informes de rendimentos (salários, pró-labore, lucros, alugueis, ações trabalhistas, etc.);

  • Informe de rendimentos do INSS (para aposentados e pensionistas);

  • Informe de rendimentos de dependentes (se aplicável);

  • Rendimentos auferidos no exterior (se houver);

  • Recibos de aluguéis recebidos (se houver);

  • Informes de rendimentos financeiros (bancos, saldos, aplicações);

  • Comprovantes de despesas do livro-caixa (autônomos);

  • Recibos/Notas fiscais de despesas médicas (consultórios, planos de saúde, laboratórios);

  • Informações de dependentes (CPF, nome, data de nascimento, relação com o titular);

  • Nome e CPF dos alimentandos (para pensão alimentícia);

  • Despesas com instrução (do titular e dependentes);

  • Pagamentos à Previdência Social / INSS (se houver contribuições independentes);

  • Informes de pagamentos para previdência privada PGBL (se aplicável);

  • Doações e heranças (valores, nome e CPF dos beneficiários);

  • Documentação de bens (automóveis, imóveis, embarcações, aeronaves);

  • Contratos de compra e venda de bens (no ano anterior);

  • Documentos comprobatórios de dívidas e ônus (empréstimos bancários);

  • Relatórios de compra/venda de ações (quantidade, valor e data).

Outros detalhes importantes

  • Envie a declaração corretamente e no início do prazo aumenta as chances de estar entre os primeiros lotes de restituição.

  • Para 2025, quem recebeu mais de R$ 33.704,00 em 2024 será obrigado a declarar, aumento devido à ampliação da faixa de isenção.

  • Organizar documentos antecipadamente ajuda a evitar a malha fina e a garantir que a declaração seja entregue de forma correta e pontual.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).