Atenção, contribuintes brasileiros: a Secretaria da Receita Federal deve divulgar ainda nesta semana as novas regras para o Imposto de Renda de 2025. A expectativa é que a declaração seja iniciada em 17 de março e finalizada em 31 de maio. Veja quais são os documentos necessários para a declaração!

Imagem: FDR
O Imposto de Renda é o tributo federal aplicado anualmente sobre a renda de cada brasileiro. Por isso, é preciso declarar todos os anos. Segundo o G1, essa data virou um padrão para as declarações do Imposto de Renda.
O governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem à Receita Federal seus ganhos anuais. No ano seguinte, o órgão avalia se o que foi cobrado era necessário.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o IRPF, confira.
Quais são os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2025?
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Informes de rendimentos (salários, pró-labore, lucros, alugueis, ações trabalhistas, etc.);
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Informe de rendimentos do INSS (para aposentados e pensionistas);
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Informe de rendimentos de dependentes (se aplicável);
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Rendimentos auferidos no exterior (se houver);
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Recibos de aluguéis recebidos (se houver);
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Informes de rendimentos financeiros (bancos, saldos, aplicações);
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Comprovantes de despesas do livro-caixa (autônomos);
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Recibos/Notas fiscais de despesas médicas (consultórios, planos de saúde, laboratórios);
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Informações de dependentes (CPF, nome, data de nascimento, relação com o titular);
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Nome e CPF dos alimentandos (para pensão alimentícia);
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Despesas com instrução (do titular e dependentes);
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Pagamentos à Previdência Social / INSS (se houver contribuições independentes);
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Informes de pagamentos para previdência privada PGBL (se aplicável);
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Doações e heranças (valores, nome e CPF dos beneficiários);
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Documentação de bens (automóveis, imóveis, embarcações, aeronaves);
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Contratos de compra e venda de bens (no ano anterior);
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Documentos comprobatórios de dívidas e ônus (empréstimos bancários);
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Relatórios de compra/venda de ações (quantidade, valor e data).
Outros detalhes importantes
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Envie a declaração corretamente e no início do prazo aumenta as chances de estar entre os primeiros lotes de restituição.
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Para 2025, quem recebeu mais de R$ 33.704,00 em 2024 será obrigado a declarar, aumento devido à ampliação da faixa de isenção.
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Organizar documentos antecipadamente ajuda a evitar a malha fina e a garantir que a declaração seja entregue de forma correta e pontual.