SALESóPOLIS, SP — O Carnaval de 2025 já acabou, mas tem gente que ainda carrega as consequências de um dia de festa ruim. Quem perdeu o seu RG durante a multidão não se preocupar, embora o documento seja muito importante é possível solicitar a segunda via de forma rápida.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Mesmo que para muitos bandidos o foco do furto não sejam os documentos pessoais, ao levar a bolsa ou a carteira da vítima eles acabam carregando junto o seu RG.
Para não ficar um longo tempo sem seu principal documento de identificação pessoal, o primeiro passo é agendar no órgão emissor do seu estado a segunda via do que foi perdido.
Onde procurar documento perdido no carnaval?
Acredite, mesmo que pareça impossível recuperar o documento no carnaval, há chances de isso acontecer.
Infelizmente bens materiais como celular, relógios, joias e outros que possuem valor financeiro, têm menos chances de serem devolvidos. Mas o documento costuma ser deixado em algum lugar.
E afinal de contas, em que lugar ele estará?. Inicialmente, tudo vai depender da prefeitura ou dos organizadores do evento que participou.
É comum que eles deixem o objeto guardado em algum departamento de confiança por um período de um a três meses.
Depois disso, em todo país o procedimento é o mesmo. Veja onde começar a procurar:
- No achados e perdidos da prefeitura – ligue para a prefeitura ou procure algum comunicado nos canais oficias (site ou App);
- Na polícia militar – vá até a delegacia mais próxima para obter mais informações;
- Em uma agência dos Correios – todos os estados levam até as agências dos Correios os documentos que ficam perdidos. Lá, esses objetos são guardados por até 60 dias.
Para saber se o seu documento está nos Correios e em qual agência, faça a busca na página de Achados e Perdidos.
Como tirar a 2ª via do RG de forma totalmente gratuita?
Atualmente, existem duas formas de conseguir tirar o RG de forma totalmente gratuita. São elas:
- Emitindo a versão atual do RG e assinando o atestado de pobreza durante a emissão, nele o cidadão informa que não tem condições financeiras de arcar com o valor da taxa (pode ser necessário comprovação de renda, ou inscrição no Cadastro Único);
- Emitindo a versão mais moderna do documento de identificação, a CIN (Carteira de Identidade Nacional). A primeira via do documento, bem como a sua renovação são totalmente gratuitos. Ele substituí o RG atual.
Alguns estados também liberam a segunda via gratuita para quem foi vítima de enchentes, alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais que tenham comprometido sua documentação.
Por que vale a pena escolher a emissão da CIN?
Quem escolher a nova carteira de identidade terá reservados benefícios como a inclusão dos seus registros civis em uma única carteira, além de:
- Um único documento de identificação, agora apenas o CPF que é válido em todos os estados;
- Versão física (impressa) e digital (disponível no App);
- O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título Militar e Carteira de Trabalho;
- Carteira de vacinação;
- Título de eleitor;
- Primeira via e renovação são gratuitas;
- Validade vitalícia para maiores de 60 anos;
- O documento já será obrigatório daqui há oito anos.
Nessa opção o número do RG perde o seu uso. O Ministério de Gestão e Inovação defende que apenas o uso do CPF como identificação do brasileiro é uma forma de diminuir o total de fraudes, golpes e outros.
Isso porque, como o órgão emissor do RG é o estado, o cidadão pode emitir um registro em cada estado brasileiro.
Passo a passo para emitir o novo RG de graça
Nos dois casos, seja do CIN ou do RG, é necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 25 dias úteis.
A primeira via ou renovação é totalmente gratuita apenas para o CIN, e o passo a passo para emissão incluí:
- Procurar o órgão civil responsável pela emissão de documentos no seu estado (ex.: Detran, Poupatempo, e etc.);
- Agendar data e horário para emissão;
- Comparecer com o seu documento atual, certidão de nascimento e certidão de casamento (casso possua);
- Também leve todos os demais documentos que deseja incluir na CNI (ex.: registro profissional, carteirinha do SUS, tipo sanguíneo e outros);
- Tire a foto 3×4 no próprio local onde acontecerá a emissão;
- Pague a taxa para receber o documento em casa.
Como agir caso tenha perdido o seu RG?
Mesmo tendo evitado, caso perceba que perdeu o documento no carnaval, ou em qualquer outro lugar, é preciso dar início ao processo de segurança.
Isso porque, se os documentos que te identificam de maneira cívil chegarem até as mãos de um bandido é possível que sejam aplicados golpes.
O indivíduo pode se passar por você para abrir conta em banco, contratar empréstimo, e tantos outros tipos de fraudes. Por isso esteja atento e:
- Procure o seu documento nos órgãos responsáveis (prefeitura, segurança do local, polícia militar);
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O) relatando a perda do documento;
- Bloqueie cartões que tenham sido levados;
- Guarde o comprovante do B.O com a data em que perdeu o seus pertences para que sirva de prova.