Comunicado importante para quem vai ao supermercado deixa todos pulando de alegria

Os brasileiros já podem comemorar: o Governo Federal anunciou uma série de medidas para combater  a inflação dos alimentos. Assim, o bolso dos brasileiros sofrem bem menos na hora de fazer a feira no supermercado. Veja quais foram as medidas. 

Comunicado importante para quem vai ao supermercado deixa todos pulando de alegria
Imagem: FDR

 

Segundo a Agência Brasil, a principal ação foi a isenção do Imposto de Importação para nove tipos de alimentos. A redução tributária deve entrar em vigor nos próximos dias.

A especialista Yasmin Souza, do FDR, comenta sobre o supermercado

Quais são os alimentos que ficarão mais baratos no supermercado?

O governo anunciou uma série de medidas para combater a inflação dos alimentos, com o objetivo de reduzir o impacto nos preços dos produtos essenciais. A principal ação foi a isenção do Imposto de Importação para nove tipos de alimentos, conforme divulgado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Essa redução tributária entra em vigor nos próximos dias, após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Os alimentos afetados são:

  • Azeite (atualmente com 9% de imposto);

  • Milho (atualmente com 7,2%);

  • Óleo de girassol (atualmente até 9%);

  • Sardinha (atualmente 32%);

  • Biscoitos (atualmente 16,2%);

  • Massas alimentícias (atualmente 14,4%);

  • Café (atualmente 9%);

  • Carnes (atualmente até 10,8%);

  • Açúcar (atualmente até 14%).

Além disso, a cota de importação do óleo de palma será aumentada de 65 mil toneladas para 150 mil toneladas.

A medida visa reduzir os preços dos alimentos sem prejudicar a produção nacional, já que o governo entende que a redução de tarifas complementa a oferta de produtos no mercado, beneficiando o consumidor. 

A decisão foi tomada após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente com ministros e empresários. 

Veja lista dos alimentos que mais aumentaram o preço em fevereiro 

  • Pepino: 37,02%
  • Cenoura: 17,62%
  • Café moído: 11,63%
  • Peito de frango: 4,05%
  • Largarto: 3,9%
  • Banana maça: 3,7%
  • Tomate: 3,24%
  • Ovo de galinha: 2,56%;
  • Fígado: 3,36%
  • Chocolate em barra e bombom: 2,01%

Em fevereiro, apesar da alta de 0,61% ser menor que a de janeiro, os alimentos que já estavam pressionando o índice, como o café, ficaram ainda mais caros.

Outras informações sobre valores na feira do supermercado estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).