Foi demitido? Veja como funciona o saque-aniversário do FGTS para você

SãO PAULO (SP) — Direito dos trabalhadores, o FGTS representa uma importante reserva de recursos para quem tem a carteira de trabalho assinada. Atualmente, diversas modalidades de retirada do FGTS estão disponíveis, incluindo o saque-aniversário.

Foi demitido? Veja como funciona o saque-aniversário do FGTS para você. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Por meio dela, o cidadão realiza retiradas anuais do saldo. O saque é liberado sempre durante o mês de aniversário do trabalhador. 

No entanto, a modalidade de saque-aniversário tem regras específicas. Por isso, é comum que os trabalhadores se questionem como fica a retirada após a demissão.

Isso porque a regra do FGTS determina que o saldo permanecerá bloqueado após a demissão. No entanto, uma medida assinada nesta semana pelo Governo Federal mudou o cenário para diversos brasileiros.

Saque do FGTS está disponível para quem aderiu à modalidade do saque-aniversário

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a retirada poderá ser realizada por meio do aplicativo do FGTS, que está disponível para ser baixado gratuitamente.

Por meio dele, o cidadão deverá indicar em qual conta bancária deseja receber o pagamento do FGTS.

O valor que será depositado é o total restante que estava bloqueado após a demissão sem justa causa

Isso porque, na modalidade de saque-aniversário, o trabalhador tem acesso apenas a multa de 40% que é paga pelo empregador no momento da demissão.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile