Minha Casa Minha Vida tem novas regras e pode mudar sua chance de financiamento

SãO PAULO (SP) — Criado para reduzir o deficit habitacional no Brasil, o programa do Minha Casa Minha Vida permite que os cidadãos possam obter financiamento imobiliário de forma simplificada. 

Minha Casa Minha Vida tem novas regras e pode mudar sua chance de financiamento. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Atualmente, o programa conta com regras específicas para a liberação do financiamento. Elas levam em consideração especialmente a renda familiar do grupo.

Isso porque o Minha Casa Minha Vida é dividido em faixas determinadas conforme o local onde o imóvel a ser financiado será construído. 

Confira as faixas do Minha Casa Minha Vida em 2025:

Para imóveis disponíveis em áreas urbanas:

Para imóveis disponíveis em áreas rurais:

A faixa de renda irá determinar o total de financiamento a ser recebido pelo grupo familiar. Além do valor que será liberado, ela também pode determinar o subsídio que estará disponível. 

Isso porque, para famílias com menor renda, o Governo Federal realiza o financiamento de parte do imóvel. Além disso, algumas iniciativas estaduais também disponibilizam recursos para facilitar o pagamento da entrada do imóvel. 

Essa liberação de recursos é realizada levando em consideração os grupos prioritários para o benefício. Atualmente eles são compostos pelas seguintes famílias:

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os benefícios facilitam significativamente a compra de imóveis. Dessa forma, quem está em busca de um lar para chamar de seu deve buscar uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o financiamento.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile