Titulares do Bolsa Família correm risco com aumento do preço dos alimentos, projeta governo

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O governo federal está preocupado com os riscos que os titulares do Bolsa Família correm por causa do aumento do preço dos alimentos. O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou um estudo que aponta para um possível risco de insegurança alimentar nos próximos anos. Entenda agora o que isso significa.

Titulares do Bolsa Família correm risco com aumento do preço dos alimentos, projeta governo
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Segundo a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), presidida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, 1,3 milhões de titulares do Bolsa Família ainda não superaram a linha da pobreza. Portanto, correm o risco de insegurança alimentar.

Sendo assim, em algum momento nos próximos anos essas pessoas terão dificuldades para obter os nutrientes que o corpo precisa por dia. Com isso poderão estar mais vulneráveis até mesmo às doenças.

Titulares do Bolsa Família sofrem com aumento do preço dos alimentos

O grande problema é que as famílias geralmente possuem diversos gastos mensais, como habitação, transporte, conta de luz e água, além da alimentação.

Portanto, a compra de alimentos pode ser comprometida.

Aliado a isso, os preços mais baixos dos alimentos ultraprocessados pode fazer com que as famílias acabem consumindo alimentos não tão saudáveis.

Insegurança alimentar

A insegurança alimentar ocorre quando uma família não consegue comprar alimentos mais saudáveis, sendo classificada em:

O governo já discute há algum tempo as medidas para reduzir o preço dos alimentos. Entre as ações está a redução do imposto cobrado sobre diversos itens.

O Ministério do Desenvolvimento Social enviou uma nota à TV Globo destacando o papel do programa:

“O Programa Bolsa Família é reconhecido mundialmente pelo seu papel no combate à fome e à pobreza, sendo um dos principais responsáveis pela redução de 40% da extrema pobreza no Brasil em 2023 e pela diminuição de 85% das pessoas em situação de fome em apenas um ano, conforme atestado pela ONU, IBGE e outras entidades“, diz o Ministério.

Possivelmente novas ações sejam feitas pelo governo para garantir que as famílias beneficiadas pelo programa tenham acesso à alimentos de qualidade e com preço reduzido.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre as datas de pagamento do Bolsa Família em março.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile