Março é o último mês da estação do verão. Apesar disso, os dias estão cada vez mais quentes e diversos estados do país estão sofrendo com ondas de calor uma seguida da outra. Desta forma, o ar-condicionado acabou virando uma necessidade. Porém, muitos já estão sofrendo com o impacto na conta de energia. Veja qual é a temperatura ideal que pode te fazer economizar 25% na conta de luz.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Existem alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher a temperatura do ar-condicionado, como preferência pessoal e o clima do local, de acordo com a Techtudo. O importante é tentar buscar um equilíbrio entre conforto e eficiência energética para reduzir os custos e prolongar a vida útil do ar-condicionado.
Além disso, a especialista Jamille Novaes comunicou que, neste mês de março, os brasileiros segurião com a conta de luz mais barata em todo o país após a ANEEL informar que não fará cobrança de taxas adicionais em março. Portanto, o consumidor vai pagar apenas o que consumir.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar 25% na conta de luz?
De acordo com o Correio Braziliense, a temperatura ideal para o ar-condicionado deve estar entre 23ºC e 25ºC. A faixa é considerada adequada para garantir o conforto sem aumentar significativamente o consumo de energia.
Cada grau abaixo dessa faixa pode resultar em um aumento de até 5% no consumo de eletricidade.
Além disso, o uso de temperaturas mais baixas não garante que o local esfrie mais rápido. Isso porque a climatização depende mais da troca de calor do que da temperatura ajustada. Assim como pode causar problemas de saúde, com as mudanças bruscas de temperatura, e desgastes dos componentes do aparelho.
Como economizar energia com o ar-condicionado no verão?
-
Uso consciente: durante o dia, use ventiladores para manter a casa arejada e utilize o ar-condicionado à noite.
-
Feche cortinas, toldos e persianas para reduzir o calor interno;
-
Faça a limpeza mensal do filtro e higienização anual para garantir eficiência e evitar problemas de saúde.
Outras informações estão disponíveis no FDR.