Carteira de Identidade Nacional: agendamento online e dicas para quem precisa do documento urgente

SALESóPOLIS, SP — Os brasileiros podem agendar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no órgão emissor de documento do seu estado. Um dos diferenciais desta carteira é que a sua primeira impressão é totalmente gratuita, assim como a renovação. 

carteira de identidade nacional
Carteira de Identidade Nacional: agendamento online e dicas para quem precisa do documento urgente (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Carteira de Identidade Nacional foi criada pelo Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para substituir o atual RG (Registro Geral).

O motivo é que o documento atual é emitido por um órgão do estado, em grande parte do país o responsável por esse registro é a SSP (Secretaria de Segurança Pública). E como cada unidade federativa possuí a sua secretaria de segurança os documentos podem se duplicar.

Além de manter um padrão nacional, ao se tornar o emissor da CIN o governo federal estabelece que todos os brasileiros tenham um único documento de identidade. O CPF (Cadastro de Pessoa Física) se torna a única forma de identificar um indivíduo. 

O MGI acredita que dessa forma as fraudes, dupla identidade e falsidade ideológica, poderão ser combatidas. Hoje, assim que a certidão de nascimento é expedida o número de CPF também já é criado. O passo seguinte é emitir a sua CIN. 

O que muda com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional?

Hoje, ao procurar o órgão responsável para a emissão de novo documento de identidade ainda é possível optar por usar o RG comum. 

O motivo é que a CIN só será obrigatória a partir de 2032, logo quem quiser tem a opção de continuar usando a versão atual do documento de identificação.

Por outro lado, quem escolher a nova carteira de identidade terá reservados benefícios como:

  • Um único documento de identificação, agora apenas o CPF que é válido em todos os estados;
  • Versão física (impressa) e digital (disponível no App);
  • O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Número de Identificação Social (NIS);
    • Cartão Nacional de Saúde;
    • Título Militar e Carteira de Trabalho;
    • Carteira de vacinação;
    • Título de eleitor;
    • Tipo sanguíneo;
    • Número do registro profissional (ex.: OAB);
    • Se é doador de órgãos;
    • Identificação caso possua alguma incapacidade física ou mental.
  • Primeira via e renovação são gratuitas;
  • Validade vitalícia para maiores de 60 anos.

Como agendar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional?

Nos dois casos, seja do CIN ou do RG, é necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 25 dias úteis.

Por isso, quem precisa de um documento novo já deve se preparar para pedir a sua identidade. A instituição que libera a CIN pode fornecer um número de protocolo que vai sinalizar que a carteira está ficando pronta. 

A primeira via é totalmente gratuita, e o passo a passo para emissão incluí:

  • Procurar o órgão civil responsável pela emissão de documentos no seu estado (ex.: Detran, Poupatempo, e etc.);
  • Agendar data e horário para emissão;
  • Comparecer com o seu documento atual, certidão de nascimento e certidão de casamento (casso possua);
  • Também leve todos os demais documentos que deseja incluir na CNI (ex.: registro profissional, carteirinha do SUS, tipo sanguíneo e outros);
  • Tire a foto 3×4 no próprio local onde acontecerá a emissão;
  • Pague a taxa para receber o documento em casa.

Prazo de validade do novo documento de identificação pessoal 

Assim como o RG, o novo documento de identificação pessoal também possuí prazo de validade. Porém, um ponto benéfico é que os idosos conseguem o acesso a CIN de forma vitalícia, quer dizer, sem necessidade de trocar a documentação. 

O motivo é que a validade serve, principalmente, para atualizar a foto de reconhecimento do brasileiro. Como as chances de mudar as principais características do rosto quando se é idoso são menores, o governo permite que eles fiquem com o mesmo documento. 

A validade do RG varia de acordo com a idade do portador é:
  • Até 12 anos incompletos: 5 anos de validade;
  • De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos de validade;
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Porém, o documento precisa ser atualizado quando:

  • O cidadão troca o seu nome social (mudança de genêro, por exemplo);
  • Há inclusão ou exclusão de um sobrenome (no casamento, ou no divórcio);
  • Existe qualquer mudança na identificação pessoal do brasileiro. 

Além disso, caso perca seu documento é muito importante agendar a emissão da segunda via. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com