VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Agora os motoristas podem dar nota baixa na Uber para os passageiros e com isso evitar uma nova corrida com o mesmo passageiro. Sendo assim, é bom ter cuidado com as atitudes durante a viagem que podem acabar resultando em uma má avaliação, descubra quais.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Recentemente os passageiros de aplicativos de transportes foram surpreendidos, agora os motoristas podem dar nota baixa na Uber. Significando que é necessário ter atenção redobrada para não acabar levando uma avaliação ruim. Descubra agora o que você pode fazer para não acabar sendo bloqueado.
Uber permite bloqueio de passageiros
Agora os motoristas poderão bloquear os passageiros a partir da conduta dele durante a viagem. O bloqueio acaba sim influenciando na avaliação dos usuários do aplicativo de transportes. De acordo com a Uber, esse bloquei vai permitir que os passageiros tenham maior controle sobre as viagens que aceitam.
“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.
Sendo assim, os motoristas poderão avaliar os passageiros da seguinte forma:
- Avaliações de 1 estrela: O bloqueio da conexão entre passageiro e motoristas será automático. O passageiro não será notificado, mas o motorista verá na tela a informação de que ele não será mais combinado com aquele passageiro.
- Avaliações de 2 e 3 estrelas: o bloqueio será opcional, o motorista decide se bloqueia ou não.
- Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como essas notas indicam uma boa avaliação, o motorista não terá a opção de bloquear o usuário.
Como evitar a nota baixa na Uber?
O portal Correio aponta para uma postagem na internet com supostas situações que podem gerar uma nota baixa na Uber. Segundo a postagem, uma passageira conversou com um motorista sobre os motivos que levam eles a fazerem uma avaliação ruim do passageiro.
Não são apenas as situações óbvias, como bater a porta do carro, que podem fazer sua nota cair, entenda melhor:
- Pedir para ligar o ar-condicionado, apesar de agora esse ser um requisito básico para os carros cadastrados na plataforma e detalhe, os motoristas não podem cobrar pelo uso do ar.
- Adicionar parada, mesmo que seja apenas 1 minuto para pegar ou receber algum item.
- Bater a porta com força, afinal pode danificar o veículo;
- Ingerir bebida alcoólica, fumar ou comer durante a viagem;
- Danificar o veículo;
- Fazer o motorista esperar por muito tempo, o que também gera o risco de cancelamento da corrida;
- Não usar o cinto de segurança, além de ser um item indispensável, se o passageiro for flagrado sem o cinto o motorista pode ser multado;
- Inserir o destino incorreto;
- Ser grosseiro com o passageiro;
- Solicitar viagens para terceiros sem informar no aplicativo quem fará o embarque.
Lembrando que os passageiros com avaliação ruim podem ter mais dificuldade em conseguir uma corrida, e serão alertados pela Uber sobre um possível bloqueio.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre uma nova regra da CNH que vai afetar os motoristas.