4 dicas pouco divulgadas para aumentar a segurança da sua conta no banco e evitar a limpa no seu dinheiro

SãO PAULO (SP) — Os casos recentes de vazamento de dados bancários tem gerado apreensão entre muitos brasileiros. No entanto, o que poucos cidadãos sabem é que é possível tomar algumas medidas para aumentar a segurança

4 dicas pouco divulgadas para aumentar a segurança da sua conta no banco e evitar a limpa no seu dinheiro. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A exposição de dados pode trazer prejuízos significativos para os afetados. Isso porque algumas informações como o CPF e o endereço, por exemplo, são consideradas sensíveis. 

Além disso, o vazamento pode levar ao uso das informações de forma inadequada. Por isso, é essencial que o cidadão tome alguns cuidados para evitar a situação. 

Confira dicas sobre como aumentar a segurança da sua conta no banco:

  • Para evitar dor de cabeça com o vazamento de dados, é preciso que o cidadão tome alguns cuidados;
  • O primeiro deles é estar atento a segurança dos sites acessados;
  • Isso porque algumas plataformas podem realizar o roubo de dados, trazendo prejuízos para os cidadãos;
  • Além disso, a recomendação é de que o cidadão crise senhas fortes;
  • Também é preciso definir uma senha única para cada serviço utilizado, evitando a repetição;
  • Outra dica é de que o cidadão desative o uso de contas ou aplicativos que são utilizados;
  • Por fim, para garantir a segurança da sua conta, também é necessário manter a atualização de dois fatores que está disponível em alguns serviços online.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as atitudes podem ajudar a manter a segurança dos dados bancários do cidadão.

Além disso, caso observe algum vazamento de dados na instituição financeira que possui conta, o cidadão deverá buscar o banco.

A medida é essencial para que ele saiba a extensão do vazamento de dados e quais informações foram liberadas de forma indevida.

Com isso, será possível tomar as medidas cabíveis com relação à proteção dos seus dados sensíveis.

Vale lembrar ainda que, em alguns casos, o cidadão que for prejudicado pelo vazamento também poderá receber uma indenização.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.