Será que você perdeu dinheiro? Quase 11 mil litros de azeite fraudado são apreendidos pelo governo

Uma ação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) resultou na apreensão de 10.800 litros de azeite fraudado em um centro de distribuição de supermercados localizado em Osasco, São Paulo. A operação foi desencadeada após uma denúncia registrada na Ouvidoria do Mapa, revelando que o produto, comercializado como “azeite de oliva extravirgem”, continha uma mistura de óleos vegetais, tornando-o impróprio para consumo humano.

Será que você perdeu dinheiro? Quase 11 mil litros de azeite
fraudado são apreendidos pelo governo. (Imagem: FDR)

De acordo com matéria do O Globo, a ação teve como objetivo principal proteger a saúde pública e evitar prejuízos financeiros aos consumidores. O Mapa informou que o azeite fraudado apreendido será destinado para fins industriais, como a produção de biodiesel, ou inutilizados sob a supervisão de órgãos ambientais.

Caso a fraude seja comprovada, a empresa responsável poderá enfrentar penalidades, como o pagamento de multa e a interdição do estabelecimento. 

Se você perdeu dinheiro com a compra de azeite fraudado, a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, te explica como reverter isso colocando o CPF na Nota.

Como denunciar azeite fraudado?

Consumidores que desconfiarem da qualidade de produtos vegetais podem registrar denúncias através da plataforma Fala BR, canal oficial do Ministério da Agricultura. A fiscalização segue intensificada para garantir a segurança dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Marcas de azeite proibidos

Recentemente, a Anvisa atualizou a lista com as marcas de azeites proibidos por possuirem a presença de outros óleos vegetais nos produtos, violando os padrões estabelecidos pela regulamentação de azeites de oliva.

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile