Novidade do PIX por aproximação chega para brasileiros SELECIONADOS; veja seu caso

Criado em 2020, a modalidade de pagamento e transferência do Pix se popularizou entre os brasileiros. Agora, neste ano, a novidade para a funcionalidade é o Pix por aproximação, que entra em vigor nesta sexta-feira (28/02). Veja como utilizar a funcionalidade sem precisar abrir o aplicativo do banco. 

Novidade do PIX por aproximação chega para brasileiros SELECIONADOS; veja seu caso
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

A novidade do Pix por aproximação foi anunciada pelo Banco Central em outubro do ano passado. Com a nova alteração entrando em vigor, os usuários podem realizar transferências e pagamentos apenas ao aproximar o celular da maquininha do cartão. 

Segundo o Infomoney, o serviço é adotado por 76,4% da população, seguido pelo cartão de débito (69,1%) e dinheiro em espécie (68,9%). 

Pagamento por aproximação sem precisar entrar no app do banco

O pagamento por Pix por aproximação está virando realidade no país. Algumas instituições financeiras já estão oferecendo a funcionalidade.

A modalidade de pagamento pode ser feita por smartphones e smartwatches sem precisar abrir o aplicativo do banco. É só aproximar o relógio ou celular da máquina de pagamento, assim como acontece com o cartão de débito e crédito.

Para utilizar, o aparelho celular deve ter o suporte da tecnologia NFC. Assim, não existe a necessidade de QR Codes ou chaves Pix, e o pagamento é semelhante a pagamentos por cartão. Para isso, o usuário precisa ativar a função no app do banco e na carteira digital.

Danielle Santana, especialista do FDR, comenta sobre o Pix, confira.

Pix por aproximação: quem não poderá utilizar?

A especialista Yasmin Souza explica como verificar se a funcionalidade funciona no seu aparelho celular, confira.

Outras novidades do Pix

Pix automático

Transferências inteligentes / Pix inteligente

Outras informações estão disponíveis no FDR.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile