Os brasileiros devem ficar de olho em uma nova decisão que deve impactar no valor da conta de luz: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel determinou que os contratos de renovação com as distribuidoras de energia agora incluirão custos extras relacionados aos danos causados por eventos climáticos extremos.

Imagem: FDR
Segundo a Folha de S.Paulo, esses custos adicionais na conta de luz serão refletidos nos reajustes tarifários. Por isso, os consumidores serão impactados com o reajuste na conta.
Apesar de ser uma decisão que influencia nos gastos dos brasileiros, representou uma vitória para o setor de energia, que vinha resistindo ao financiamento de projetos para responder aos impactos climáticos. A proposta foi aprovada na última terça-feira (25/02).
Veja o que mudará na conta de luz com a nova decisão
-
Os novos contratos terão prazo de 30 anos.
-
Para Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, o repasse de custos para o consumidor é inevitável;
-
Apesar disso, ele acredita que o custo adicional poderia ter sido evitado se o setor elétrico tivesse feito a sua parte;
-
A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) afirmou que a definição do modelo de contrato é fundamental para trazer estabilidade regulatória e segurança jurídica;
-
Eles garantiram que vão seguir atuando para que os contratos de prorrogação sejam “justos e equilibrados”;
-
A previsão de investimentos das distribuidoras para os próximos quatro anos é de R$ 144 bilhões, segundo a associação.
Confira dicas para pagar menos na conta de luz
-
Desligue os aparelhos da tomada: carregadores, TVs, computadores e outros dispositivos podem consumir energia mesmo quando não estão em uso, no modo “standby”.
-
Evite usar aparelhos de grande porte, como máquina de lavar e lava-louças, nos horários de pico (18h às 21h), quando a energia é mais cara.
-
Lave mais roupas de uma só vez;
-
Escolha eletrodomésticos eficientes: ao comprar novos aparelhos, opte pelos que possuem o selo Procel de eficiência energética;
-
Aproveite a luz natural: durante o dia, mantenha as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e reduzir o uso de lâmpadas.
-
Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis;
-
Ajuste a temperatura do ar-condicionado: mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Cada grau a menos aumenta o consumo de energia.
A especialista Yasmin Souza comenta sobre a conta de energia, confira.