Liberadas as regras para o uso do celular na escola

As regras para o uso do celular na escola ficaram disponíveis para a população no dia 19 de fevereiro de 2025. Ela chega através da publicação do Decreto nº 12.385/2025, que regulamenta a Lei nº 15.100/2025.

Esta Lei estabelece as regras para o uso do celular nas escolas. Dessa forma, o governo busca restringir o uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas, recreios e intervalos.

Por trás da decisão, o governo afirma que deseja garantir a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes. Quer entender melhor o que pode e o que não pode com o celular na escola? É isso que vamos ver hoje.

Crianças sentadas na sala de aula após a definição das regras para o uso do celular na escola
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/FDR

Regras para o uso do celular nas escolas

O novo decreto determina que as escolas devem adotar restrições rigorosas sobre o uso de celulares. No entanto, há também algumas exceções, desde que adequadas à proposta pedagógica de cada instituição.

principal regra é a proibição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como celulares (Art. 2º).

No entanto, há a permissão para o uso com fins pedagógicos, seguindo a orientação dos profissionais de educação (Art. 2º, § 1º). Além disso, há alguns excessos, para as seguintes situações:

  • Estado de perigo;
  • Extrema necessidade;
  • Caso de força maior (Art. 2º, § 2º).

Há também finalidades em que é permitido o uso do celular, como para:

  • Garantir acessibilidade;
  • Garantir inclusão;
  • Atender às condições de saúde dos estudantes;
  • Garantir os direitos fundamentais (Art. 3º).

Outro ponto que a Lei destaca, é que as escolas devem buscar estratégias para falar sobre sofrimento psíquico e a saúde mental dos estudantes. Sendo necessário falar sobre os riscos do uso de aparelhos eletrônicos (Art. 4º).

Com isso, surge a necessidade de oferecer treinamentos para detectar, prevenir e abordar sinais de sofrimento psíquico e mental. A busca é por transtornos relacionados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos (Art. 4º, § 1º).

As escolas também precisarão oferecer espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários que estejam em sofrimento psíquico,  por conta de eventos como nomofobia (Art. 4º, § 2º).

Quando começa a valer a nova Lei?

Conforme destacado no Art. 5º, a Lei entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, 14 de janeiro de 2025.

Se você não estava sabendo das regras para o uso do celular na escola, o Decreto nº 12.385/2025 é um passo importante neste caminho.

Até porque, as novas regras buscam transformar a tecnologia em uma aliada do aprendizado, ao invés de uma barreira para os jovens.

 

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.