Lançamento no PIX foi confirmado pelo BC e saí antes do Carnaval; veja como usar

SALESóPOLIS, SP — O método de pagamento mais usado no país atualmente é o PIX. Um dos benefícios é a agilizadade, com transferências instantâneas e sem custo. Agora, o Banco Central lançou uma nova função que promete ser ainda mais rápida: o PIX por aproximação.

pix
Lançamento no PIX foi confirmado pelo BC e saí antes do Carnaval; veja como usar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os foliões terão uma novidade de pagamento para usarem durante o Carnaval. Já era esperado que o PIX fosse o método mais utilizado nas festa, mas agora os brasileiros terão uma nova forma de fazer o pagamento, o PIX por aproximação. 

A previsão do Banco Central (BC) é lançar essa nova função na sexta-feira, 28 de fevereiro. O método é semelhante ao que já está disponível hoje para cartão de crédito ou débito, quando basta aproximar o cartão da maquininha para que a compra seja confirmada. 

Embora seja mais um avanço nos serviços oferecidos pelo BC, neste primeiro momento o uso do PIX por aproximação será limitado com regras bem específicas. 

Como vai funcionar o PIX por aproximação?

Segundo o Banco Central, inicialmente o uso do PIX por aproximação será limitado, tanto no público que poderá utiliza-lo como nos valores que poderão ser repassados. 

A partir de sexta-feira (28) este novo método de pagamento estará disponível da seguinte forma:

  • Os interessados deverão adicionar o método PIX as suas carteiras digitais (ex.: Google Pay, Samsung Pay);
  • Inicialmente, apenas quem usa Android e produtos Google é que poderão usufruir desse modelo de pagamento;
  • O limite diário de transferências será de R$ 500, mas é possível diminuir esse teto caso o usuário queira. 

O grande benefício é proporcionar mais agilidade nos pagamentos. Hoje, ao fazer um PIX é preciso abrir o aplicativo do seu banco, digitar a chave da conta que vai receber o dinheiro, ou abrir a câmera para fazer a leitura do QR Code

Com a tecnologia NFC (Near Field Communication), já presente em diversos smartphones e smartwatches, não será preciso nem mesmo abrir o aplicativo do banco. Ao selecionar essa opção basta aproximar o celular da maquininha de cartão. 

O BC esclarece que essa nova função é opcional tanto para os clientes como para as empresas. Por isso, nos primeiros dias essa alternativa ainda deve estar limitada até que os brasileiros comecem a usa-la com mais frequência. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com