Idosos que vão curtir Carnaval 2025 podem pedir crédito EXTRA no banco

SALESóPOLIS, SP — Os idosos que gostam de comemorar o Carnaval, mas que se viram sem dinheiro no final do mês, podem contar com a ajuda do empréstimo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Se bem usado, a quantia pode até servir para fazer renda extra nesse momento. 

credito inss
Idosos que vão curtir Carnaval 2025 podem pedir crédito EXTRA no banco
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todo aposentado, pensionista e beneficiário do INSS tem direito de pedir pelo empréstimo consignado, inclusive quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Essas pessoas podem comprometer até 35% do seu salário mensal com as parcelas. 

Essa porcentagem representa a margem consignável do segurado, ou seja, o quanto ele pode pagar por mês pelo crédito. Também ficam disponíveis 5% do seu salário mensal para cartão de crédito consignado, e outros 5% para cartão de benefícios. 

Condições de pagamento do empréstimo do INSS 

O idoso deve avaliar as suas condições financeiras antes de solicitar um empréstimo pelo INSS para usar no Carnaval. Talvez essa seja uma solução interessante, mas é preciso lembrar que as festas são momentâneas, e as parcelas continuarão. 

Hoje, quando solicita o crédito no banco o cidadão precisa arcar com as seguintes condições de pagamento:

  • Até 96 meses (oito anos) para pedidos que foram feitos a partir de 7 de fevereiro de 2025;
  • Teto de juros de 1,86% ao mês. 

O número de parcelas aumentou recentemente, de 84 para 96 meses. Agora, os idosos terão mais tempo para pagar, porém quanto maior o número de parcelas maior será o juros aplicado. 

Como pedir empréstimo consignado do INSS

  • Procure o banco ou cooperativa de crédito do seu interesse (não precisa ser onde recebe seu salário);
  • Apresente seu documento com foto e número do benefício do INSS;
  • Simule o empréstimo, com o valor liberado, os juros e a quantidade de parcelas;
  • Assine o contrato para liberação do dinheiro na sua conta. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com